Por que existem variações no preço de passagem aérea de uma agência para outra?
As passagens aéreas são fortemente afetadas pela flutuação de valores; entenda como conseguir o melhor preço.

Se você já orçou o preço de uma passagem aérea, já percebeu que existe uma variação de preços constante. Na verdade, não é preciso esperar um longo período para perceber essa flutuação de preços: ao refazer a pesquisa, somente minutos depois, um mesmo bilhete aéreo já pode ter alteração no preço. Além disso, o valor pode variar bastante de uma agência para outra.
A percepção dessa variação de preços nas passagens aéreas é comum na rotina de gestores de viagens. Mas por que isso acontece? Como conseguir os melhores preços? Qual o papel da Onfly nisso tudo? É justamente isso que queremos responder a seguir.
Por que os preços da passagem aérea flutuam?
As tarifas aéreas flutuam muito, e dentre os motivos para isso, estão a alta (ou baixa) procura, número de escalas, dias e horários do voo e até mesmo o atraso de risco. Por isso, o preço vai mudando de uma agência para outra e também de um momento para outro.
As mudanças não acontecem só de um mês para outro ou de uma semana para outra, mas acontecem em poucos minutos. Através de softwares, as companhias aéreas verificam qual é a procura por determinado voo e, se a procura é grande, o preço vai ficar mais caro.
Por outro lado, se a procura está baixa, o valor fica mais barato. Isso porque, o voo precisa ter cerca de 60% de ocupação (pelo menos) para arcar com os gastos operacionais do aéreo.
Os voos com escalas também tendem a ser mais caros, porque demandam mais para aterrissar e decolar mais de uma vez e as empresas pagam taxas a todos os aeroportos envolvidos no processo.
Uma agência de viagens tradicional também tem a cobrança de free ou até mesmo um comissionamento por parte das companhias aéreas. A margem de lucro depende desse valor cobrado e, dependendo da agência, essa porcentagem muda e, com isso, o valor final da passagem também é impactado.

Como conseguir os melhores preços na passagem aérea?
A resposta para essa pergunta não tem segredo mágico, mas pode ser mais simples do que parece. Para conseguir o melhor preço na passagem, a chave está em pesquisar e comparar preços.
Plataforma multibroker
Como não existe um preço definido para uma passagem aérea, para saber se o valor está em conta, em promoção ou em alta, é necessário investir em pesquisa e comparação de preços – que devem ser acompanhados rotineiramente.
Dessa forma, uma ferramenta capaz de reunir os preços de diversas companhias aéreas em uma plataforma deixa o processo bem menos trabalhoso. Isso porque é bastante árduo fazer o processo manualmente e, como já vimos, a cada atualização de página o preço já pode ter sido modificado pela companhia aérea.
Uma plataforma multibroker, como a Onfly, concentra as contas de diversas companhias aéreas e também de hotéis, tornando o processo de comparar preços mais eficaz. Além das empresas aéreas, os hotéis também podem sofrer com a flutuação de preços – alguns deles, inclusive, utilizam os mesmos critérios para alterar os valores, como a procura alta ou baixa.
Dia do voo
Alguns mitos envolvem a compra de passagens aéreas mais baratas, como a compra de passagens em promoção só acontecerem durante a madrugada. Mas outra informação que permeia o senso comum é verdade: o dia do voo impacta diretamente os preços.
Geralmente, sábado e domingo são os dias mais buscados pelos viajantes a lazer. Por outro lado, segunda e sexta são os dias mais em alta para viajantes corporativos. Já falamos por aqui que o trabalho flexível tem alterado esse padrão de dias mais buscados para viagens a trabalho, portanto, quem tiver mais liberdade para escolher o dia da viagem, pode investir em passagens no meio da semana – terça, quarta e quinta – que tem tendência a serem mais baratas.
Acompanhe o padrão e, se possível, seja flexível
A flexibilidade nas datas é um caminho para ter passagens aéreas mais buscadas. Além da possibilidade de estender a viagem por mais alguns dias para ter um preço mais em conta na passagem aérea, fugir da alta temporada é importante para ter uma passagem mais barata. Alguns destinos, além de buscados para viagens corporativas, também tem alta temporada de turistas, como o Rio de Janeiro durante o verão, por exemplo.
Por isso, se for possível, remaneje as viagens para períodos de baixa temporada de turismo para garantir preços melhores. Também vale acompanhar o padrão dos preços. Apesar de não ser possível bater o martelo e definir qual é o preço da passagem aérea, os valores costumam ter uma sazonalidade.
Onfly e a passagem aérea mais barata
A Onfly surgiu com o compromisso de democratizar o processo de gestão de viagens. Para isso, não há a cobrança de fee – enquanto as agências tradicionais (as conhecidas Travel Management Company) cobram por serviços e comissionam os prestadores de acordo com as vendas realizadas.
Mesmo assim, é possível encontrar passagens mais baratas do que na Onfly? É possível, mas temos um compromisso de sermos ou mais baratos, ou no limite igual às tarifas dos sites das companhias aéreas nacionais. Como falamos, existe uma variação natural no preço das passagens entre uma consulta e outra, então, é corriqueiro encontrar preços diferentes.
Com um recurso multibrooker, diversos fornecedores estão agrupados na plataforma e isso pode gerar também preços variados. No caso de empresas que já contam com acordos com companhias aéreas, ele pode ser integrado à Onfly, proporcionando condições ainda melhores.
Além disso, plataformas comuns de self booking não estão preparadas para atender a demanda corporativa, que é bastante diferente da procura pessoal. Por isso, uma plataforma própria que descentraliza o processo, de forma simples e com autonomia para que os colaboradores agendem suas viagens (sem horas de treinamento) dentro da política de viagens, faz toda diferença para um processo ágil e garantido de ponta a ponta.

Qual a sua experiência na hora de encontrar as passagens mais baratas? Compartilhe com a gente pelo LinkedIn.