O que é flexcation, e como a Covid-19 acelerou esta tendência!

Conheça o Flexvacation, tendência de misturar viagem e lazer em um ambiente de trabalho remoto, e veja como a Covid-19 acelerou este novo jeito de trabalhar.

A pandemia causada pelo novo coronavírus trouxe muitas mudanças para o mundo, inclusive nos hábitos de consumo, estilo de vida e de viagem. Não é nenhuma novidade que o setor de turismo foi um dos mais afetados pelas medidas para conter o covid-19. Saiba que em meio a todas essas restrições e queda no turismo, surgiu algo totalmente inovador e que promete recuperar esse setor econômico. É a flexcation! 

Esse movimento reflete tudo que tem acontecido neste ano no mundo todo, como o isolamento social, o aumento do trabalho em home office, a preocupação com a higienização, entre outros pontos.

Sendo assim, veja a seguir tudo sobre flexcation e como a pandemia de covid-19 acelerou essa tendência no setor de viagens. 

O que é flexcation?

Flexcation é um termo que surgiu do inglês, sendo uma mistura de vacation (férias) e flexibilização. Trata-se de um conceito ou novo hábito dos visitantes que consiste em alugar casas e chalés para temporada como forma de viajar, mas sem deixar de lado o isolamento social. 

Esse conceito provavelmente surgiria em algum momento, mas a pandemia do novo coronavírus fez com que a flexcation se tornasse cada vez mais comum no mundo. Isso pode ser confirmado com o aumento da procura por aluguéis de temporada nesses meses de isolamento social. 

Se comparado às hospedagens como hotéis e resorts, houve um aumento expressivo de visitantes que deram preferência por alugar casas e chalés para passar uma temporada. Houve ainda uma outra mudança significativa, que é a procura por aluguéis de temporada em regiões mais afastadas de grandes centros urbanos. 

Tudo isso é explicado pelos fatos que aconteceram neste ano. Com o isolamento social, muitas pessoas passaram a trabalhar em home office. Dessa forma, perceberam que é possível trabalhar em qualquer lugar, desde que tenham acesso à internet. Além disso, a proibição do turismo em diversos lugares do país fez com que esses aluguéis de temporada se tornassem ainda mais atrativos.

Como resultado, as pessoas passaram a alugar casas e chalés para temporada, onde pudessem contar com maior conforto, natureza, limpeza e ainda pudessem manter o isolamento social e a rotina de trabalho em home office. 

Por isso, entre as principais exigências para os viajantes que adotaram esse novo estilo de viagem estavam: conexão de internet com Wifi e boas condições de limpeza. 

Fale com um especialista Onfly

Como funciona a flexcation?

Como vimos até aqui, flexcation é poder viajar enquanto mantém sua rotina de trabalho à distância. Isso não é nenhuma novidade para quem já vivia de home office antes mesmo da pandemia de coronavírus. Por isso que a covid-19 teve grande papel em acelerar essa tendência de viagens no mundo todo. 

Portanto, com o conceito de flexcation as pessoas não precisam esperar pelas férias ou feriados para poder desfrutar de uma viagem segura, agradável e longe da rotina agitada do dia a dia. É possível levar o trabalho home office para lugares em meio à natureza, próximos a praias, entre outros destinos que auxiliam no bem-estar, por exemplo. 

O fato é que o isolamento social decretado em vários estados do país também refletiu negativamente no bem-estar das pessoas, principalmente na saúde mental. Todavia, saber que você pode viajar, mantendo-se afastado de outras pessoas e ao mesmo tempo em dia com o trabalho, é o conceito de flexcation. 

Como o flexcation auxiliará na recuperação econômica?

Os números não mentem! A procura por aluguéis de temporada tem sido muito maior do que por hotéis e resorts em diversas regiões do mundo. Isso é apenas um dos indícios de que essa tendência tem se concretizado e poderá auxiliar na recuperação econômica do setor de viagens.

Dentre os novos hábitos de viagem está a utilização do carro para viagem, a escolha por destinos mais próximos dos visitantes (onde é possível viajar apenas de carro) e a procura por aluguéis de temporada longe dos centros urbanos. 

Essa mudança de hábitos de viagem auxiliará principalmente cidades pequenas, que contam com pouca estrutura para o turismo. Isso porque as regiões onde se concentram os principais pontos turísticos do país apresentou muita queda e pouca procura dos visitantes ao longo da pandemia de covid-19. 

Sendo assim, é fácil perceber que a tendência da flexcation permitirá que o setor de viagem conte com visitantes cada vez mais frequentes, mas em hospedagens menores, com menos fluxo de visitantes e em regiões pouco exploradas para o turismo. 

O que considerar em uma flexcation?

Se você gostou dessa tendência não pode deixar de considerar alguns aspectos importantes antes de aderir à flexcation. Esse conceito tem como objetivo garantir uma viagem segura, evitando aglomerações, com condições para o trabalho em home office e opções de lazer.

Afinal, seja como for, é fundamental encontrar o equilíbrio em uma viagem, mesmo que a trabalho. 

Veja a seguir as principais considerações para uma viagem do tipo flexcation:

1. Preferência por hospedagens com Wifi

Dependendo da área que você trabalha, é possível usar uma rede móvel para trabalhar. Mas observe que é sempre preferível que a hospedagem ofereça conexão de internet com rede Wifi, pois isso auxiliará bastante em seu trabalho. Afinal, você não sabe como é o sinal da sua operadora na região que pretende viajar. Já com o Wifi, você tem certeza que conseguirá trabalhar em home office ao longo da sua viagem. 

2. Avaliação sobre condições de limpeza

Para que sua viagem seja segura e atenda aos critérios de proteção contra o novo coronavírus, é primordial garantir que a hospedagem oferece boas condições de limpeza. Saiba que os aluguéis de temporada são frequentemente associados à uma boa limpeza, pois recebem menos visitantes que hotéis e resorts, por exemplo. 

Contudo, sempre confira essas informações por meio da avaliação de outros visitantes. Em sites como o Airbnb, Booking e outros, é possível conferir as avaliações dos usuários. 

3. Escolha do lazer em meio ao trabalho

O lazer para esse tipo de viagem deve ser algo mais isolado, tranquilo e que dê para conciliar com o trabalho em home office. Ou seja, você pode se hospedar em uma casa com piscina, hidromassagem, sauna, salão de jogos, entre outros atrativos, por exemplo. Outra opção bastante interessante é procurar na região que você pretende se hospedar por opções seguras de passeios, como praças, caminhadas em meio à natureza ou praias mais reservadas para um mergulho matinal.

Enfim, não há dúvidas de que a flexcation é uma ótima opção para quem quer uma viagem segura e que permita sair da rotina tediosa do trabalho home office.

Jared Belfort
Autor: Jared Belfort

Jared Belfort é especialista em viagens da Onfly, nos últimos meses tem se dedicado a entender como funciona o mercado de viagens e como pode otimizar os custos de viagens das empresas, para falar com ele, basta enviar um e-mail para jared@onfly.com.br

Deixe seu e-mail e receba em primeira mão dicas de viagens corporativas

Só conteúdo supimpa, acredite ;-)

Prometemos não enviar qualquer tipo de spam.


Outros artigos
Fale com um especialista Onfly
Clique aqui e baixe sua planilha de RDV
Descubra o que nenhuma agencia de viagens corporativas quer te contar