O que é o fee e por que as agências cobram essa taxa?

Se você é um gestor de viagens ou trabalha para uma agência, provavelmente, você já ouviu falar em fee. Seja no dia a dia ou no pagamento das suas despesas com sua agência de viagens. O termo, bastante usado no mercado de agências de viagem, se refere aos custos de agenciamento de viagens e existem diferentes formas de se cobrar esta taxa.

A seguir você acompanha um pouco sobre esta taxa:

Por dentro do termo

O fee é uma forma utilizada por agências de viagens corporativas, as famosas TMCs (Travel Management Company), para cobrar por serviços e comissionar os prestadores de acordo com as vendas realizadas. Ou seja, as empresas pagam uma pequena taxa cada vez que solicitam à agência uma operação ou demanda de viagem. O custo desta taxa, geralmente, varia de acordo com o serviço utilizado, mas são sempre taxas fixas.

Essa taxa passou a ser fortemente utilizada após as agências de viagens verem seus faturamentos despencaram por diversos fatores, ao longo do tempo, como redução do comissionamento das agências de viagens pelos seus fornecedores, a diminuição dos incentivos pagos pelas companhias aéreas, preocupação das empresas com a política de viagem, tarifas dinâmicas entre outros.

Como alternativa para a geração de receitas, as agências passaram a cobrar o fee. A ideia é, com a cobrança dessas taxas pela TMC, oferecer uma maior qualidade, funcionalidade e manutenção dos serviços concedidos aos clientes e usuários. Com isso, as empresas podem se dedicar em gerenciar seu tempo e fluxo de trabalho.

É importante deixar claro que a forma com que um cliente pagará os serviços de uma agência corporativa é negociada diretamente com a prestadora do serviço. E esses valores negociáveis variam dependendo do volume de trabalho e dos benefícios apresentados pela consultora em viagens. Por isso, existem algumas variações na forma de se chegar no valor do fee. 

TIPOS DE FEE

Como dito, cada cliente apresenta uma forma única de organizar e gerenciar suas viagens, com isso existem variações do “fee” para melhor atender o sistema financeiro e cultural das empresas. São eles: 

Fee por Gestão (Managment Fee)

Nesta taxa, são atribuídos todos os custos fixos e variáveis, diretos e indiretos, para a transação do fee para as TMCs. Geralmente são usadas quando as agências querem ter um modelo mais robusto e estável e que abarque diversas variáveis da cobrança. Por esse motivo, o valor final cobrado no fee varia de acordo com as relações de custos ao longo do mês vigente e da gestão estabelecida. Além do percentual de vendas mensais da empresa contratante. 

O valor mensal tem pouca variação, porque a estrutura é fixada para atendimento a uma demanda previamente conhecida e estável.

Fee por transação (Transaction FEE)

É o modo mais tradicional de fee adotado pelas agências de viagens. Os valores mensais variam em razão direta da quantidade de transações previamente definidas e estabelecidas naquele período de tempo. Ou seja, cada movimentação ou emissão é cobrada uma taxa fixa de serviço.

Fee Misto (Mixed Fee)

Neste modelo, o valor do fee se dá pela soma de todos os custos fixos e variáveis, diretos e indiretos, e uma taxa de gerenciamento que se refere à lucratividade da agência. O diferencial nesta forma é que o custo final dos custos acrescidos da taxa de gerenciamento são separadas e apresentadas fazendo um mix entre os modelos, onde se pode ter dois modelos de Fee conjuntos para atender a operação e a demanda do contrato.

Este modelo pode ser utilizado em contratos onde se pretende ter maior assertividade na precificação durante todo o andamento do contrato. 

Taxa por Sucesso (Success Fee)

Neste sistema, a remuneração é feita com base na otimização de custos feita pela TMC e no cumprimento de uma série de indicadores pré definidos entre cliente e agência na fechação de contrato. 

Geralmente são divididas em duas partes: na primeira o pagamento é realizado mensalmente baseados nos custos diretos e indiretos e uma espécie de segunda parcela após a comprovação das metas estabelecidas. 

Fee Fixo (Flat fee)

Esta taxa é feita de forma fixa e contempla todos os gastos e despesas administrativas de viagem, diretos e indiretos, dos serviços da agência de viagem. É como se diz, está tudo incluso no pacote.

Deu pra entender?

A Onfly cobra fee?

Nossa plataforma realiza toda a gestão da jornada de viagens de ponta a ponta englobando todos os
produtos e serviços necessários para uma viagem corporativa. Por isso, é bem comum recebermos perguntas se cobramos fee em nossos processos.

A forma como trabalhamos por aqui, por meio das mensalidades, faz com que estas taxas não estejam em nossas emissões. Desta forma, ajudamos empresas a economizarem em sua jornada e gestão de viagens com redução dos custos de agenciamento de viagens.

Ao fazer este tipo de cobrança mensal, ao invés do fee, faz com que geramos uma recorrência para a Onfly, o que gera uma rentabilidade para nossa organização.

fee

Quer saber mais informações sobre o mercado de viagens e eventos corporativos? Siga a Onfly no LinkedIn e nos acompanhe.

Compartilhe esse conteúdo
José Alberto Rodrigues
José Alberto Rodrigues

Olá! Me chamo José Alberto Rodrigues. Sou jornalista e pós-graduado em Comunicação e Marketing. Sou o Analista de Conteúdo na Onfly e nos últimos meses venho me dedicando a entender como funciona o mercado de viagens corporativas e como otimizar os custos de viagens das empresas. Para falar comigo, é só mandar um e-mail para [email protected]