5 estratégias para monitorar a segurança in loco do viajante
Durante uma viagem a trabalho é preciso zelar pela segurança e integridade do colaborador mesmo de longe. Como gestor de viagem, é primordial assegurar e identificar que cada destino possui riscos e ameaças específicas que podem afetar a segurança do viajante. Por isso, o monitoramento da segurança in loco do viajante se torna essencial para garantir uma viagem tranquila e sem perrengue.
Essa prática envolve o acompanhamento constante do viajante, a verificação de informações sobre o destino, o conhecimento do itinerário e a implementação de medidas de segurança apropriadas para prevenir e responder a possíveis riscos durante a viagem.
É papel do gestor de viagem garantir que este deslocamento se dê da maneira mais plena possível e para isso é necessário colocar em ação algumas estratégias.
Mapa de Risco ou Política de Segurança
Já sabe a região da viagem a trabalho e os itinerários que o viajante irá fazer durante sua estadia? Uma das primeiras estratégias de segurança para ser feita é a criação de um mapa de risco.
Com esta ferramenta você identificará, avaliará e elencará todos os riscos presentes na localidade da viagem corporativa. Se a região tem um numero significativo de assaltos ou se a estrada, em caso de alugueis de carro, tem uma alta projeção de acidentes, por exemplo.
Forneça orientações de segurança específicas para o destino de viagem, incluindo informações sobre as leis locais, transporte público e áreas a serem evitadas. Certifique-se de incluir dicas práticas de segurança, como manter objetos de valor escondidos e manter-se em áreas movimentadas.
Com isso, você avalia a probabilidade de ocorrência de perrengues e define possíveis medidas preventivas necessárias para reduzir os riscos. Se for o caso, convoque uma reunião anterior a viagem para apresentar riscos encontrados e as soluções encontradas.
Treinamento com os viajantes
Com base nos riscos identificados, crie uma política de segurança claras e objetivas para os viajantes corporativos e faça o treinamento com um parecer completo. As políticas devem abranger tópicos como proteção de dados, segurança de pertences e procedimentos em caso de emergência.
Se ajudar, simule situações de emergência e forneça treinamento sobre primeiros socorros e como entrar em contato com as autoridades locais em caso de emergência.
Comunicação Ativa
A comunicação de forma clara e objetiva desde o início da viagem permite que todas as partes interessadas estejam alinhadas e informadas sobre os rumos da viagem. Manter o contato frequente é peça importante deste cuidado para com o viajante e com o gestor responsável, seja por telefone, e-mail ou mensagem em canais oficiais da empresa.
Por isso, o viajante deve deixar os seus contatos atualizados com a empresa e vice-versa, para que possa ser localizado em caso de emergência.
Mantendo uma conversa ativa você consegue se informar da situação da viagem, quais contratempos que aconteceram, as soluções apresentadas e se o objetivo da viagem vem sendo alcançado. Com isso, você obtém informações atualizadas do que está rolando com o seu colaborador e contribui para o sucesso da viagem in loco.
Durante uma viagem corporativa é preciso ouvir atentamente tudo e qualquer ponto, fazer perguntas relevantes, transmitir ideias com clareza e buscar o entendimento mútuo para solucionar da melhor maneira qualquer problema ou feedback in loco.
Serviços de Segurança
Em certos casos, dependendo da magnitude dos envolvidos e das motivações da viagem a trabalho, pense se será necessário fazer a contratação de uma equipe de segurança privada ou fazer o acionamento de policiais ou batedores.
Se a viagem envolver uma área de alto risco ou se você estiver carregando equipamentos ou informações sensíveis, pode ser uma boa ideia contratar uma equipe de segurança para garantir a sua segurança e a proteção dos seus pertences.
Parece ser uma realidade paralela, né? Mas, cada caso deve ser estudando minimamente para evitar problemas grandiosos. É importante salientar que a contratação de uma equipe especializada pode elevar certos custos da viagem e é importante contratar uma empresa com experiência e qualidade para o serviço.
Rastreamento
Há várias opções de aplicativos de rastreamento de viajantes no mercado. Esses aplicativos geralmente utilizam tecnologia de geolocalização para monitorar a localização dos viajantes em tempo real. Alguns aplicativos também permitem a criação de zonas de segurança e alertas de emergência.
É importante que os viajantes entendam a importância do rastreamento e estejam dispostos a participar. Explique como o rastreamento pode ajudar a garantir a segurança dos funcionários e a agilidade da operação em caso de emergência.
Quais estratégias de segurança sua empresa adota durante uma viagem a trabalho? Pense em ações que promovam, além de segurança, conforto para os seus viajantes.
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