Quem não via a hora de colocar o glitter no corpo, tirar a fantasia do armário e aproveitar os bloquinhos por aí, já está curtindo a programação de pré-carnaval pelo Brasil afora. Os dias oficiais da folia estão marcados para acontecer entre 17 e 21 de fevereiro, mas como o mercado de viagens corporativas no carnaval?
A expectativa — principalmente dos foliões — depois de dois anos sem as festividades de Carnaval devido à pandemia da Covid-19, está bastante em alta.
A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, comentou sobre essa retomada:
“Estamos animados com a realização desta festa popular que é tão característica do Brasil e que retorna após dois anos de restrições por conta da pandemia, com forte fluxo turístico. Trabalhamos para dar condições do turismo acontecer no nosso país e possibilitar que as pessoas possam se deslocar pelos mais diversos modais, principalmente o aéreo, com preços mais acessíveis”.
Além da curtição, o Carnaval também representa alta no mercado de viagens. Muita gente viaja, seja para a farra na festa do Rei Momo, seja para relaxar e fugir do agito dos blocos e dos desfiles das escolas de samba.
Por isso mesmo, o mercado de viagens pré-carnaval já sente os efeitos de um dos feriados mais esperados pelos brasileiros. Assim, as empresas de viagens aéreas e rodoviárias já estão se preparando para a alta procura durante o período.
Seja no aeroporto ou na rodoviária, viagens extras serão oferecidas durante o carnaval. Saiba mais a seguir:
Nos aeroportos
Segundo uma pesquisa do Ministério do Turismo, o setor aéreo deve ofertar cerca de 1.200 voos extras durante o período.
Ainda segundo o Governo Federal, as cidades que prometem registrar o maior movimento nos dias de folia, são aquelas já tradicionais pelo Carnaval. Dentre os destinos mais buscados, estão Salvador e Porto Seguro (BA), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Recife (PE), Belo Horizonte (MG), Maceió (AL) e Florianópolis (SC).
Nas rodoviárias
Não só pelos aeroportos brasileiros haverá um grande fluxo de passageiros embarcando e desembarcando durante os cinco dias de Carnaval. As rodoviárias do país também vão ter milhares de pessoas em circulação.
E para atender toda essa demanda de foliões, o setor rodoviário deve ampliar em 25% a oferta de ônibus em relação ao mesmo período de 2020 (último ano de intensa movimentação antes da pandemia da Covid-19).
O dado é da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati), também por solicitação do Ministério do Turismo.

Viagens corporativas no Carnaval
Na contramão das viagens a passeio, as viagens corporativas não ficam em alta durante o período do Carnaval.
A justificativa é bastante simples, na verdade: durante o feriado prolongado, muitas empresas dão folgas aos colaboradores e, portanto, o funcionamento das empresas e dos serviços é alterado pela festa.
Mas, vale reforçar que, fora do período do Carnaval, as viagens corporativas têm tendência de alta para 2023. Inclusive, já falamos aqui no blog sobre as expectativas do setor de crescimento para este ano, além de fortalecer as empresas de viagens corporativas como grandes catalisadores da economia brasileira.
No período de pré e pós-carnaval, o mercado de viagens é fortalecido pelas viagens a trabalho, que movimentam cerca de 1 bilhão de reais a cada mês.
Em paralelo a esta desacelerada nas reuniões e eventos proporcionadas pelas viagens corporativas no carnaval, alguns viajantes aproveitam para fazer o famoso bleisure (negócios + lazer). Certamente, além de produzir mais para a empresa, também terá um sentimento de satisfação e gratidão com a folia.
Viagens durante o Carnaval: impacto na economia
Com a expectativa de alta pelas empresas aéreas e rodoviárias do Brasil, o Carnaval de 2023 terá impacto positivo na economia do país.
Além das passagens, os foliões geralmente gastam com hospedagem, fantasias, consumo de bebidas e outros itens relacionados ao lazer. Os dias de Carnaval deverão injetar renda em diversos setores econômicos, principalmente no turismo.
O Setor do Turismo deve movimentar mais de R$ 8,1 bilhões no país durante o Carnaval, de acordo com uma projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
A maioria da receita deve vir dos segmentos de alimentação, como bares e restaurantes, com mais de R$ 3,63 bilhões; transporte de passageiros, com R$ 2,35 bilhões; e serviços de alojamento em hotéis e pousadas, com R$ 0,89 bilhão. Juntos, esses três setores vão trazer 84% dos rendimentos do maior feriado do calendário.
Já os empreendimentos de lazer, cultura e demais segmentos da cadeia turística vão movimentar mais de R$ 1,3 bilhão para a economia brasileira.
E, para além dos gastos, o Carnaval influencia diretamente a contratação temporária e a geração de empregos. Ainda segundo o estudo da CNC, mais de 24 mil vagas de trabalho serão ocupadas durante os cinco dias da festa.
