Melhores tipos de máscara para viagens longas

Se você precisa realizar uma viagem longa durante a pandemia, é importante saber qual é o tipo de máscara mais adequado. Veja nesse artigo dicas de como escolher a sua.

6 minutos de leitura

Se você precisa viajar durante a pandemia, é importante saber qual é o tipo de máscara mais adequado. Afinal, viagens de qualquer duração possuem regras que precisam ser seguidas para garantir a segurança de todos. Em viagens longas é ainda mais importante saber se inteirar do assunto para ter conforto e tranquilidade.

Sendo assim, a dúvida é: qual a máscara ideal para viajar de avião?

A seguir explicaremos em detalhes quais os melhores tipos de máscara para viagens longas. Lembrando que damos essas dicas com o intuito de orientar viajantes a trabalho. No momento, não é indicado fazer viagens a passeio para nenhuma região do mundo.

Regras sobre o uso de máscara no setor aéreo

Todos já sabemos que o uso de máscara é obrigatório em espaços públicos e privados. Essa é a orientação dada pelas organizações de saúde para diminuir a contaminação do coronavírus.

Portanto, usá-la durante a circulação no aeroporto e dentro da aeronave é obrigatório e estritamente necessário, já que, principalmente em locais fechados e pouco arejados, há a possibilidade de pessoas assintomáticas espalharem o vírus sem saber.

Companhias aéreas como a Gol, Azul, Latam, Air France, American Airlines, Lufthansa e KLM, adotaram as regras oficiais recomendadas pela OMS, no entanto, algumas linhas aéreas estão sendo mais rígidas, como é o caso da British Airways, que exige a troca da máscara a cada 3 ou 4 horas, e a Qatar, que exige o uso de equipamento de proteção em todo o corpo.

Além disso, dentro das aeronaves os passageiros podem ganhar kits de higiene individuais para usar durante a viagem. A empresa Emirates, por exemplo, oferece máscara, álcool em gel, luvas e toalhinhas antibacterianas para seus passageiros. Enquanto outras oferecem máscara para os passageiros que se esqueceram do item de proteção. Mas é importante lembrar que essa não é uma obrigação das companhias aéreas e que geralmente esses kits são disponibilizados em viagens de maior luxo. Sendo assim, é fundamental que você tenha seu próprio kit de proteção, o que inclui a máscara correta para sua viagem.

Desde Março, a ANAC divulgou as novas regras para o setor aéreo. São elas:

  • Lenços, bandanas e máscaras de plástico não podem ser utilizadas;
  • São proibidas as máscaras dotadas de válvulas de expiração, incluindo as N95 e PFF2;
  • Face shields só podem ser utilizadas com máscara por baixo;
  • Estão isentas da obrigatoriedade em usar máscaras crianças menores de 3 anos e pessoas com deficiências que impeçam o uso adequado da proteção.
  • Nos ambientes não destinados a alimentação, pode-se remvoer a máscara, respeitando o distanciamento social, para hidratação e alimentação de crianças com idade inferior a 12 anos, idosos e pessoas que requeiram dieta especiais.

Quando usar máscara para viagem a trabalho?

Como você já sabe, o uso de máscara é obrigatório em espaços públicos e privados. Sendo assim, é fundamental usar esse item de proteção em todo o seu trajeto, seja indo para o destino ou para casa, para proteger a sí próprio e a todos ao seu redor. Isso inclui desde o momento que sai de casa ou do trabalho para pegar o transporte até o aeroporto até o momento em que entra no quarto do hotel, sem ninguém por perto.

Qual a melhor máscara para viajar de avião?

A máscara ideal para viajar de avião é aquela que oferece proteção adequada e que é confortável, principalmente se a viagem for longa.

As máscaras faciais são proteções que não anulam completamente o risco de contrair o vírus. No entanto, caso você esteja infectado com a doença há uma redução significativa das chances de contaminar outras pessoas. Para se ter uma ideia, quando todos usam máscara corretamente e há uma pessoa infectada, o risco dos outros contrairem o vírus é de apenas 1,5%.

Contudo, é importante ficar atento à qualidade da máscara, pois nem todas possuem a mesma proteção. A máscara que oferece melhor proteção contra o covid-19 é a máscara N95 sem válvula de exalação. De acordo com um estudo realizado pela Duke University, nos Estados Unidos, as cinco melhores máscaras de proteção são:

● Máscara N95 sem válvula de exalação;
● Máscara cirúrgica;
● Máscara de algodão-polipropileno (TNT);
● Máscara de avental de polipropileno (TNT) com duas camadas;
● Máscara plissada de algodão com duas camadas.

Em uma viagem de avião, é exigido o uso de máscara independente do material, podendo ser de tecido ou descartável. Mas é importante lembrar que quanto melhor for a máscara, mais você poderá se proteger e garantir a segurança de outras pessoas, caso você tenha a doença e esteja assintomático.

Conforme mencionado pelas regras da ANAC, o uso do protetor facial (face shield) também é permitido, mas lembre que ele não exclui o uso de máscara. Se você pretende utilizar esse protetor em sua viagem de avião, é importante usar a máscara por baixo e trocá-la dentro do prazo adequado.

Quando trocar a máscara em uma viagem de avião?

Tão importante quanto usar a máscara é trocá-la dentro do prazo correto. Como esse item deve ser utilizado durante toda a viagem, se você tiver que ir aos EUA, Europa e outras regiões distantes, o voo pode durar de 9 a 15 horas.

Além disso, é preciso descontar o tempo de embarque e desembarque. Portanto, a máscara deve ser trocada a cada 3 ou 4 horas, conforme orientações para o modelo utilizado. Caso o material esteja úmido, também é importante fazer a troca.

Sendo assim, consulte o tempo estimado de voo e considere o tempo de embarque e desembarque, para saber exatamente quantas máscaras levar para o voo.

Dicas para o uso de máscara em viagem

Enquanto as máscaras são essenciais, o melhor que podemos fazer é utilizá-las adequadamente. Mas saiba que algumas dicas podem garantir mais proteção quando você precisar fazer uma viagem longa.

Veja algumas dicas:

● Escolha modelos de máscaras confortáveis. Não há nada pior do que uma máscara com as alças finas ou apertadas demais, que apertam atrás das orelhas por horas;
Não use máscaras muito grossas, isso não garante maior proteção e pode ser até prejudicial, pois esquentará muito o rosto fazendo você suar e deixará a máscara úmida;
● Use máscara de qualidade. A máscara não deve ser escolhida por ser bonita, mas sim por oferecer a proteção adequada;
● Leve máscaras suficientes para trocar ao longo do voo;
● As máscaras utilizadas devem ter o tamanho adequado para você. Elas precisam cobrir o nariz, a boca e devem ficar justas nas laterais;
● Sempre consulte as regras para uso de máscara antes de embarcar em um voo;
● Remova a máscara quando for trocá-la pegando pelo elástico. Faça a troca rapidamente para evitar ficar muito tempo desprotegido;

● Se for uma máscara reutilizável, quando for trocá-la coloque-a dentro de um saquinho plástico. No caso de máscara descartável, é preciso jogá-la no lixo úmido, nunca no de recicláveis.

Todas as regras mencionadas podem ser conferidas no material divulgado pela ANAC.

Ficou alguma dúvida sobre o uso de máscara para viagem? Comente abaixo!

Jared Belfort
Autor: Jared Belfort

Jared Belfort é especialista em viagens da Onfly, nos últimos meses tem se dedicado a entender como funciona o mercado de viagens e como pode otimizar os custos de viagens das empresas, para falar com ele, basta enviar um e-mail para jared@onfly.com.br

Deixe seu e-mail e receba em primeira mão dicas de viagens corporativas

Só conteúdo supimpa, acredite ;-)

    Prometemos não enviar qualquer tipo de spam.


    Outros artigos
    Obrigado Jekyll, seja bem vindo WordPress

    Lançamos o novo blog em Wordpress, veja o que mudou a nova plataforma de publicação. O Jekyll é uma excelente ferramenta, mas precisávamos de mais produtividade e agilidade na publicação de conteúdos

    Otimize sua gestão de viagens
    Clique aqui e baixe sua planilha de RDV
    Descubra o que nenhuma agencia de viagens corporativas quer te contar