Uso de máscaras em aviões e aeroportos não é mais obrigatório no Brasil

Liberação da máscara em aviões começou a valer dia 1º de março; confira quais medidas sanitárias continuam em vigor

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) definiu nesta última quarta-feira, 1º de março, que a partir de agora o uso de máscara em aviões e aeroportos não será mais obrigatório no Brasil. 

Com a mudança nas regras, o uso de máscara será apenas recomendado. Segundo a Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC), serão reforçadas as ações determinadas pela Anvisa e serão implementadas “medidas técnicas auxiliares para a viabilidade de um transporte aéreo seguro e eficiente para passageiros e profissionais”.

Mesmo com a liberação da obrigatoriedade das máscaras, a companhia aérea será responsável por fornecer, por meio da tripulação, máscaras faciais para casos suspeitos durante os voos. 

Além disso, outras medidas sanitárias vão continuar em vigor, como o desembarque por fileiras para evitar aglomerações, a desinfecção de ambientes e de aparelhos de ar-condicionado e também a permanência de avisos sonoros sobre o uso de máscara em aeroportos e aeronaves. Segundo a Anvisa, o passageiro com teste positivo para Covid-19 deverá ser impedido de viajar.

Uso de máscaras nos aviões e aeroportos ao redor do mundo

Apesar de não ser mais obrigatório o uso de máscaras de proteção facial nos aeroportos e voos do Brasil, ao redor do mundo as determinações podem ser diferentes, de acordo com o órgão de saúde responsável pelas normas em cada país. 

Pensando nisso, você vai conhecer, a seguir, quais são as regras atuais sobre o uso de máscara nos países que mais recebem brasileiros. O levantamento de quais são os destinos mais buscados pelos viajantes brasileiros foi feito com base em dados do Ministério do Turismo e da Organização Mundial do Turismo.

Máscara em aviões ao redor do mundo
Diferentes países têm regras para o uso de máscara em aviões e aeroportos.
Estados Unidos 

As máscaras não são mais exigidas em aviões nos Estados Unidos, desde 18 de abril de 2022. Apesar disso, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA continua recomendando que todos com mais de dois anos usem máscara, inclusive em aviões e em aeroportos.

Argentina

A publicação da resolução 1849/22 do Ministério da Saúde da Argentina, em 21 de setembro de 2022, determinou que não é mais obrigatório o uso de máscaras no território nacional argentino. Essa foi a resolução que tratou também dos voos domésticos e os com destino à Argentina. Dessa forma, por lá não é obrigado a usar máscara no avião, nem no aeroporto. 

França 

As máscaras faciais não são mais exigidas em trens, aviões e metrôs na França desde 16 de maio de 2022. Essa foi uma determinação do Ministério da Saúde do país. 

Portugal 

Portugal foi um dos últimos países na Europa a eliminar a utilização das máscaras nos voos. A obrigatoriedade da máscara facial em voos estava em vigor desde 2020 e foi suspensa em agosto de 2022. O uso da proteção já não era obrigatório dentro dos terminais e aeroportos.

Chile 

Desde 30 de setembro de 2022, o uso de máscara no Chile deixou de ser obrigatório; a exceção é apenas para casas de saúde, hospitais e consultórios médicos. No transporte público ou em ambientes fechados, não é preciso usar máscara. 

Espanha 

Atualmente, não é obrigatório o uso da máscara nos aeroportos e nem nos meios de transporte, como o avião na Espanha. Apesar disso, as empresas administradoras dos aeroportos recomendam manter medidas de prevenção, assim como o uso de máscara em ambientes fechados ou com alto fluxo de pessoas. 

Uruguai

Em reunião de 7 de fevereiro de 2023, o Comitê de Operações de Emergência (COE) do Uruguai resolveu retornar a tornar opcional o uso da máscara em espaços abertos ou fechados, assim como no transporte público. Ou seja, não é obrigatório usar máscara nos voos e aeroportos do Uruguai. 

Itália 

A Itália demorou um pouco para liberar as máscaras do que outros países da União Europeia. Desde 1º de outubro de 2022, não é mais obrigatório o uso de máscara no transporte italiano, mas, segundo o governo, é altamente recomendável seu uso em todos os ambientes internos e em todos os eventos externos lotados. 

Reino Unido 

Desde 16 de maio de 2022, as máscaras faciais não são mais obrigatórias nos voos e nos aeroportos dos países da União Europeia. A decisão foi tomada pela Agência de Segurança da Aviação da União Europeia (EASA) e o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC). 

Portanto, não é exigência que se use o item para viagens que têm como destino o Reino Unido. Vale lembrar que o Reino Unido é composto pela Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. 

México 

Desde o dia 12 de outubro de 2022, a Agência Federal de Aviação Civil (AFAC) do México informou que o uso de máscaras nos voos e nos espaços de espera dos aeroportos é opcional. A agência mexicana destacou, porém, que no caso de voos internacionais que têm outros países como destino, a regra deve ser checada diretamente com a companhia aérea. 

Canadá

O Canadá não exige mais uso de máscara em voos ou nos aeroportos canadenses. Na realidade, essa medida vale por lá desde 1º de outubro do ano passado. 

Japão

As companhias aéreas japonesas deixarão de exigir que máscaras sejam usadas durante os voos, a partir de 13 de março de 2023. A medida foi tomada como parte de uma decisão recente do Governo Japonês em reduzir as restrições relacionadas a Covid-19. 

Vale lembrar que essas permissões são referentes ao dia 2 de março de 2023 e podem ser alteradas pelos órgãos de saúde competentes. Por isso, em caso de dúvidas, a melhor solução é entrar em contato com as companhias aéreas responsáveis. 

O que você achou da Anvisa ter liberado o uso de máscara em voos e aeroportos no Brasil neste mês? Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que envolve o mundo das viagens corporativas. 

newsletter
Compartilhe esse conteúdo
Elaine Maciel
Elaine Maciel

Elaine é comunicóloga pela UFSJ e embarcou no desafio de fazer parte do time de comunicação e marketing da Onfly como Analista de Conteúdo. Para conversar com ela, basta enviar um e-mail para elaine.maciel@onfly.com.br!