Ter um seguro em viagens corporativas: Entenda a importância!

Entenda a importância de um seguro viagem nas viagens a trabalho da sua empresa e as vantagens de contratar esse serviço.

Há muitos detalhes que o gestor de viagens corporativas deve ficar atento ao planejar a viagem de seus funcionários, sendo um deles o seguro viagem. Embora não seja obrigatório, essa é uma prevenção muito importante para quem viaja em nome da empresa.

É importante lembrar que imprevistos podem acontecer o tempo todo. Se esses imprevistos ocorrem em uma viagem, a empresa e o colaborador podem sofrer com consequências graves.

Por isso o seguro viagem é tão importante. Ele tem como finalidade garantir que o colaborador terá todo o apoio necessário em uma emergência. Além disso, a empresa que oferece seguro viagem para os colaboradores demonstra preocupação com a saúde de seus funcionários e fortalece seu Employer Branding.

Sendo assim, se você está planejando a viagem de seus colegas de trabalho ou de seus colaboradores, veja a seguir a importância do seguro viagem e tudo que você precisa saber antes de contratar!

Contratar o seguro viagem é responsabilidade da empresa?

Mesmo não sendo obrigatório, o seguro viagem é uma forma de auxiliar o colaborador caso ele tenha algum problema durante a viagem a trabalho. Logo, despesas como essas são atitudes de empresas responsáveis, já que o colaborador está doando seu tempo, trabalho e disponibilidade para viajar em nome da empresa.

Todas as despesas em uma viagem, que se caracterizam como essenciais para a saúde, segurança, transporte e alimentação do colaborador, são de responsabilidade da empresa.

Embora não seja obrigatório para as viagens corporativas, como já mencionamos, o seguro viagem acaba sendo mais barato do que muitas despesas que podem surgir caso ocorra um imprevisto durante a viagem. E se o destino for internacional, o seguro passa a ter ainda mais importância, devido à baixa probabilidade do plano de saúde ter cobertura fora do país de origem.

Na Europa, por exemplo, é exigido o seguro viagem para quem pretende ingressar no continente, mesmo sendo uma viagem a trabalho. Há países que não exigem seguro, mas é importante pensar que, se o funcionário precisar de apoio médico em outro país, os custos com atendimento, remédios, internação, entre outros, podem ser exorbitantes.

Qual é a cobertura do seguro viagem corporativa?

Sabendo da importância deste seguro, existem vários tipos de seguro viagem e a cobertura varia de acordo com cada plano disponível. A maioria dos seguros contam com cobertura para as seguintes situações:

  • Assistência médica e odontológica emergencial;
  • Indenização por acidentes pessoais;
  • Assessoria jurídica;
  • Auxílio em despesas de farmácia;
  • Extravio de bagagem.

Existem muitas outras garantias que você pode incluir no seguro para ter o máximo de proteção em uma viagem. Mas os itens mais comuns são os citados acima. Em todo caso, antes de contratar esse serviço é fundamental avaliar as necessidades da sua empresa especificamente e ler com muita atenção todos os direitos e deveres, repassando essas informações para o colaborador que fará a viagem.

Vantagens de contratar um seguro para viagem corporativa

Considerando que o seguro viagem é de grande importância, principalmente para viagens corporativas, há duas vantagens que se destacam ao contratar esse serviço. São elas:

1. Segurança e comodidade para o colaborador

Ao contar com o seguro viagem, o colaborador se sente muito mais seguro e amparado. Ele sabe que pode viajar sem ter que se preocupar com imprevistos como uma emergência médica, extravio de bagagem e até remarcação de passagem aérea, por exemplo.

A empresa também sente mais segurança, pois sabe que se houver algum imprevisto durante a viagem, o colaborador estará bem amparado e não terá que arcar com esses custos, já que a seguradora será acionada para cumprir esse papel.

2. Controle financeiro para a empresa

O serviço de seguro viagem obviamente possui um custo, mas nem se compara aos custos dos principais imprevistos que podem acontecer, como uma emergência médica no exterior, assistência jurídica, entre outros.

Com o seguro viagem a empresa possui maior controle das finanças em uma viagem, pois sabe que os imprevistos que podem ocorrer estão assegurados pela empresa de seguros. Ou seja, é uma forma de ter maior controle financeiro nas viagens corporativas, sendo essa uma grande vantagem ao contratar o serviço de seguro viagem.

Como escolher o seguro viagem para colaboradores?

Com todas as vantagens e proteção que um seguro para viagem oferece, é provável que você já esteja convencido de contratar esse serviço para as viagens a trabalho de seus colaboradores.

Mas afinal, como escolher o seguro ideal? São tantas opções que é preciso pensar nas necessidades da empresa, nas vantagens de cada cobertura e no valor do seguro antes de contratar. Por isso, considere as seguintes questões:

  • O seguro irá cobrir viagens nacionais e internacionais?
  • O seguro cobre quais meios de transporte?
  • Qual é a assistência médica oferecida pelo seguro?
  • O seguro cobre problemas de saúde pré-existentes?
  • O seguro cobre despesas farmacêuticas?
  • A assistência médica do seguro é 24 horas?
  • Qual é o idioma do atendimento do seguro? Há a necessidade da contratação em mais de um idioma?
  • O seguro possui localização de bagagem?

Existem muitos serviços que podem ser incluídos em um seguro, mas você não precisa contratar todos eles. O ideal é pensar nas necessidades dos colaboradores que farão a viagem a trabalho e também no orçamento da empresa.

Outro ponto importante para ser avaliado é o período que esse serviço ficará ativo. Em alguns casos, é possível contratar o serviço por períodos determinados, quando há o caso de viagens pontuais, e em outros, você poderá contratar o serviço para alguns dias ou semanas, que servirá principalmente para viagens que são esporádicas.

Também é importante ficar atento à forma como a seguradora irá arcar com os custos. Em alguns casos, a empresa deve arcar com as despesas e depois solicitar o reembolso para a seguradora. Já em outros, a seguradora arca com as despesas desde o início, mas oferece algumas opções de locais de atendimento para o colaborador.

Por fim, não se esqueça de comparar os preços com outros planos e empresas e procurar pela reputação da seguradora online. Isso vai garantir que fará a melhor escolha para o caso da sua empresa e que terá o auxílio ideal para caso um imprevisto venha a ocorrer.

Tem alguma dúvida? Deixe nos comentários!

[E-book] 13 KPI's que todo gestor de viagens deve acompanhar
Compartilhe esse conteúdo
Imagem padrão
Time Onfly

Quer entrar em contato conosco? Mande um e-mail para: marketing@onfly.com.br

Deixar uma resposta