Relatórios de emissão de carbono: qual a importância?
Os relatórios são aliados para entender e reduzir emissão de carbono das empresas; saiba quais são as principais razões.
Nos últimos anos, a preocupação com as mudanças climáticas e a preservação do meio ambiente têm ganhado cada vez mais destaque.
Como as empresas são parte importante da economia, elas são muito relevantes para contribuir nessas questões ambientais. Por isso, negócios de todos os tamanhos e setores têm buscado maneiras de contribuir para a redução das emissões de carbono.
E, na prática, não é possível reduzir a emissão de gases poluentes sem ter conhecimento sobre este tema. Dessa forma, os relatórios de emissão de carbono são peças-chave tanto para a preservação ambiental, quanto para a atração de clientes e investidores.
A seguir, tratamos mais a fundo sobre o relatório de emissão de carbono, além de abordar especialmente o relatório em voos de viagens corporativas — documento que proporciona maior controle das emissões e escolhas mais alinhadas ao ESG da sua empresa.
Por que os relatórios de emissões de carbono são importantes?
Contribuição para a preservação ambiental
A importância das empresas “fazerem a sua parte” para a preservação ambiental é indiscutível.
O aumento das emissões de carbono é uma das principais causas das mudanças climáticas; e a operação das empresas é responsável por grande parte dessa pegada de carbono.
Por isso, a elaboração de relatórios de emissão de carbono permite que as empresas avaliem o impacto das suas operações no meio ambiente. Com base nessas informações, as empresas podem identificar áreas e/ou situações que permitem a redução.
Atração de clientes e investidores
Além da contribuição para a preservação ambiental, os relatórios de emissão de carbono podem servir como gancho de atração de clientes e investidores.
Cada vez mais, os consumidores estão escolhendo empresas que demonstram um compromisso com a responsabilidade ambiental. Isso se reflete na crescente demanda por produtos e serviços mais “verdes”.
No âmbito dos investidores, a importância dos relatórios de emissão de carbono está intrinsecamente ligada à ascensão do ESG (sigla para Governança Ambiental, Social e Corporativa) na tomada de decisão de investimentos.
As pesquisas comprovam essas tendências. Em ESG, os problemas ambientais são a maior preocupação das pessoas, segundo pesquisa Índice GPS — Global Positioning On Sustainability.
Além disso, a edição 2022 da Pesquisa Vida Saudável e Sustentável, realizada pelo Instituto Akatu e Globe Scan, mostrou que 55% dos brasileiros se dizem dispostos a pagar mais por produtos ou marcas mais sustentáveis — reforçando o impacto das políticas mais sustentáveis no branding e no mercado de forma geral.
Relatórios de emissão de carbono em viagens corporativas
Especialmente no contexto de viagens corporativas, os relatórios de emissão de carbono desempenham um papel fundamental, já que esse tipo de viagem representa, geralmente, o terceiro maior investimento das empresas — ficando atrás apenas da folha de pagamento e tecnologia da informação.
Nas viagens, além de acomodações e escritórios, a pegada de carbono é influenciada principalmente pelos voos. É que as viagens de negócios frequentemente resultam em emissões devido à queima de combustível das aeronaves.
Ter o conhecimento sobre as emissões de carbono associadas a essas viagens é essencial para as empresas tomarem medidas para reduzi-las, como, por exemplo, incentivar a escolha de voos com menos emissão diretamente na política de viagens.
A elaboração de relatórios de emissão de carbono em viagens corporativas envolve a coleta e análise de dados relacionados a todos os voos realizados pela empresa. Para chegar a esse número, se considera a distância percorrida, a duração dos voos e o tipo de aeronave utilizada.
Com base desses dados, é possível calcular a estimativa das emissões de carbono associadas a essas viagens.
A partir daí, os relatórios oferecem alguns benefícios:
1. Mais controle das emissões
A primeira e mais clara vantagem é a capacidade de manter as emissões de carbono sob controle.
Com dados detalhados sobre as emissões geradas por viagens de negócios, as empresas podem identificar oportunidades de redução com a escolha de voos mais eficientes.
2. Alinhamento com o ESG
Quando há a produção desses relatórios de emissão de carbono em viagens corporativas, esse é um sinal claro do compromisso da empresa com os princípios do ESG.
Isso pode ser um diferencial para investidores que priorizam empresas com uma abordagem mais responsável em relação ao meio ambiente.
3. Melhoria da imagem no mercado
A responsabilidade ambiental é um tema que influencia a opinião de muitos clientes e consumidores.
Ao analisar e reduzir as emissões de carbono de suas viagens de negócios, as empresas podem melhorar sua imagem no mercado corporativo, o que pode se traduzir em maior lealdade do cliente.
4. Economia de custos
Por fim, à medida que as empresas buscam reduzir suas emissões de carbono, os negócios podem descobrir maneiras de otimizar suas despesas de viagem.
Voos mais eficientes e a promoção de transporte alternativos podem resultar em economia de custos no longo prazo.
Ou seja, a elaboração de relatórios de emissão de carbono em viagens corporativas é uma estratégia inteligente para empresas que querem contribuir para a preservação ambiental, além de atrair clientes e investidores conscientes.
Esse tipo de relatórios não apena permite o controle das emissões de carbono, mas também promovem uma cultura de responsabilidade ambiental, que é cada vez mais valorizada.
Isso é o que explica porque investir tempo e recursos na criação desses relatórios é uma boa escolha. E nem sempre é difícil produzir esses relatórios, já que empresas que tratam de soluções de gestão de viagens corporativas, como a Onfly, oferecem o relatório de emissão de carbono em voos com certa regularidade para facilitar o processo.
Sua empresa já desenvolve relatórios de emissão de carbono nos voos corporativos? Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que envolve o mercado de viagens a trabalho.