A pandemia causada pelo novo coronavírus trouxe muitas mudanças para o mundo, inclusive nos hábitos de consumo, estilo de vida e de viagem. Não é nenhuma novidade que o setor de turismo foi um dos mais afetados pelas medidas para conter o covid-19. Saiba que em meio a todas essas restrições e queda no turismo, surgiu algo totalmente inovador e que promete recuperar esse setor econômico. É a flexcation!
Esse movimento reflete tudo que tem acontecido neste ano no mundo todo, como o isolamento social, o aumento do trabalho em home office, a preocupação com a higienização, entre outros pontos.
Sendo assim, veja a seguir tudo sobre flexcation e como a pandemia de covid-19 acelerou essa tendência no setor de viagens.
O que é flexcation?
Flexcation é um termo que surgiu do inglês, sendo uma mistura de vacation (férias) e flexibilização. Trata-se de um conceito ou novo hábito dos visitantes que consiste em alugar casas e chalés para temporada como forma de viajar, mas sem deixar de lado o isolamento social.
Esse conceito provavelmente surgiria em algum momento, mas a pandemia do novo coronavírus fez com que a flexcation se tornasse cada vez mais comum no mundo. Isso pode ser confirmado com o aumento da procura por aluguéis de temporada nesses meses de isolamento social.
Se comparado às hospedagens como hotéis e resorts, houve um aumento expressivo de visitantes que deram preferência por alugar casas e chalés para passar uma temporada. Houve ainda uma outra mudança significativa, que é a procura por aluguéis de temporada em regiões mais afastadas de grandes centros urbanos.
Tudo isso é explicado pelos fatos que aconteceram neste ano. Com o isolamento social, muitas pessoas passaram a trabalhar em home office. Dessa forma, perceberam que é possível trabalhar em qualquer lugar, desde que tenham acesso à internet. Além disso, a proibição do turismo em diversos lugares do país fez com que esses aluguéis de temporada se tornassem ainda mais atrativos.
Como resultado, as pessoas passaram a alugar casas e chalés para temporada, onde pudessem contar com maior conforto, natureza, limpeza e ainda pudessem manter o isolamento social e a rotina de trabalho em home office.
Por isso, entre as principais exigências para os viajantes que adotaram esse novo estilo de viagem estavam: conexão de internet com Wifi e boas condições de limpeza.
Como funciona a flexcation?
Como vimos até aqui, flexcation é poder viajar enquanto mantém sua rotina de trabalho à distância. Isso não é nenhuma novidade para quem já vivia de home office antes mesmo da pandemia de coronavírus. Por isso que a covid-19 teve grande papel em acelerar essa tendência de viagens no mundo todo.
Portanto, com o conceito de flexcation as pessoas não precisam esperar pelas férias ou feriados para poder desfrutar de uma viagem segura, agradável e longe da rotina agitada do dia a dia. É possível levar o trabalho home office para lugares em meio à natureza, próximos a praias, entre outros destinos que auxiliam no bem-estar, por exemplo.
O fato é que o isolamento social decretado em vários estados do país também refletiu negativamente no bem-estar das pessoas, principalmente na saúde mental. Todavia, saber que você pode viajar, mantendo-se afastado de outras pessoas e ao mesmo tempo em dia com o trabalho, é o conceito de flexcation.
Como o flexcation auxiliará na recuperação econômica?
Os números não mentem! A procura por aluguéis de temporada tem sido muito maior do que por hotéis e resorts em diversas regiões do mundo. Isso é apenas um dos indícios de que essa tendência tem se concretizado e poderá auxiliar na recuperação econômica do setor de viagens.
Dentre os novos hábitos de viagem está a utilização do carro para viagem, a escolha por destinos mais próximos dos visitantes (onde é possível viajar apenas de carro) e a procura por aluguéis de temporada longe dos centros urbanos.
Essa mudança de hábitos de viagem auxiliará principalmente cidades pequenas, que contam com pouca estrutura para o turismo. Isso porque as regiões onde se concentram os principais pontos turísticos do país apresentou muita queda e pouca procura dos visitantes ao longo da pandemia de covid-19.
Sendo assim, é fácil perceber que a tendência da flexcation permitirá que o setor de viagem conte com visitantes cada vez mais frequentes, mas em hospedagens menores, com menos fluxo de visitantes e em regiões pouco exploradas para o turismo.
O que considerar em uma flexcation?
Se você gostou dessa tendência não pode deixar de considerar alguns aspectos importantes antes de aderir à flexcation. Esse conceito tem como objetivo garantir uma viagem segura, evitando aglomerações, com condições para o trabalho em home office e opções de lazer.
Afinal, seja como for, é fundamental encontrar o equilíbrio em uma viagem, mesmo que a trabalho.
Veja a seguir as principais considerações para uma viagem do tipo flexcation:
1. Preferência por hospedagens com Wifi
Dependendo da área que você trabalha, é possível usar uma rede móvel para trabalhar. Mas observe que é sempre preferível que a hospedagem ofereça conexão de internet com rede Wifi, pois isso auxiliará bastante em seu trabalho. Afinal, você não sabe como é o sinal da sua operadora na região que pretende viajar. Já com o Wifi, você tem certeza que conseguirá trabalhar em home office ao longo da sua viagem.
2. Avaliação sobre condições de limpeza
Para que sua viagem seja segura e atenda aos critérios de proteção contra o novo coronavírus, é primordial garantir que a hospedagem oferece boas condições de limpeza. Saiba que os aluguéis de temporada são frequentemente associados à uma boa limpeza, pois recebem menos visitantes que hotéis e resorts, por exemplo.
Contudo, sempre confira essas informações por meio da avaliação de outros visitantes. Em sites como o Airbnb, Booking e outros, é possível conferir as avaliações dos usuários.
3. Escolha do lazer em meio ao trabalho
O lazer para esse tipo de viagem deve ser algo mais isolado, tranquilo e que dê para conciliar com o trabalho em home office. Ou seja, você pode se hospedar em uma casa com piscina, hidromassagem, sauna, salão de jogos, entre outros atrativos, por exemplo. Outra opção bastante interessante é procurar na região que você pretende se hospedar por opções seguras de passeios, como praças, caminhadas em meio à natureza ou praias mais reservadas para um mergulho matinal.
Enfim, não há dúvidas de que a flexcation é uma ótima opção para quem quer uma viagem segura e que permita sair da rotina tediosa do trabalho home office.