Porque devo descentralizar minha demanda de viagens agora mesmo?

Há alguns anos atrás, tive oportunidade de trabalhar em uma empresa na qual o presidente era investidor da Scaleup, escola de empreendedorismo fundada pelo Frederico Flores – que na época ainda atuava como Head de Desenvolvimento de Negócios no Mercado Livre. 

A partir dessa relação próxima entre ele e o meu presidente, eu e todas as demais lideranças da empresa tínhamos encontros periódicos com o Fred para falar sobre como gerir um negócio de maneira sustentável, próspera e escalável. 

E por quê eu estou falando disso? rsrs Calma que vou chegar lá! 

Me lembro como se fosse ontem do Fred falando em um desses encontros que a função e principal desafio de um CEO era fazer a gestão sustentável dos recursos da empresa.. E que os principais recursos que uma empresa possui são: Capital (dinheiro), tempo e pessoas.

Logo, fazer uma gestão acertada do tempo, dos recursos financeiros e das pessoas da organização é o que definiria se a empresa teria ou não sucesso! E eu nunca mais esqueci desses dizeres. 

Tá, talvez ainda não tenha ficado claro aonde eu quero chegar, mas juro que agora vai começar a fazer sentido. 

Quando cheguei na Onfly eu consegui visualizar na prática a aplicação daquele ensinamento que tinha recebido lá atrás. 

A Onfly oferece uma solução que amarra todos os principais recursos acima, para ajudar diversas empresas a se desenvolverem de maneira sustentável. Como? Através do processo de descentralização das demandas de viagens. 

Começou a fazer sentido, né? 

Descentralizar resolve dores diretamente ligadas aos três recursos citados pelo Fred, de maneira muito eficiente, começando pelo:

Tempo

Se você é gestor de viagens sabe como ninguém como é moroso o processo de compra de passagens e estadias para terceiros. É um vai e vem infinito de cotações para lá e pra. Uma simples compra, que no processo descentralizado levaria 5 minutos,  pode levar dias para ser concluída quando as suas compras estão centralizadas em uma pessoa ou setor.

Já ouviu falar que tempo é dinheiro? Então vamos para o segundo recurso indispensável para o crescimento sustentável de uma empresa, o próprio, o…

Dinheiro

Quando você perde tempo você automaticamente está perdendo dinheiro!

Depois de horas ou até mesmo dias cotando e aguardando o ok do viajante, você finalmente consegue chegar em um consenso e enfim ter a autorização para emitir a reserva, mas aí aquele valor cotado já não é o mesmo, né?

Isso acontece quase que diariamente na vida dos gestores de viagens por aí.

A perda de dinheiro se dá tanto de maneira direta, pois a demora no processo de compra gera aumento nas tarifas, quanto de maneira indireta, uma vez que ocupar uma pessoa que poderia estar desenvolvendo outras atividades para uma trabalho que poderia ser otimizado com tecnologia também pode custar caro. 

Antecedência é um fator que está diretamente relacionado ao valor das tarifas, ou seja, quão maior a antecedência da compra – maiores as chances de se conseguir uma tarifa melhor. 

Burocratizar e centralizar o processo de viagem é um tiro no pé de quem deseja economizar.

Com a plataforma da Onfly você consegue descentralizar as reservas da sua empresa dando mais autonomia para seus colaboradores sem perder a gestão de todas as reservas! 

Por aqui, os colaboradores conseguem acessar a plataforma e fazer suas próprias reservas. Estas reservas são submetidas a sua política de viagens e também à um Work Flow de aprovação que garante gestão de ponta para todas as compras, garantindo também que os colaboradores estão selecionando as melhores opções disponíveis.

E por falar em colaboradores, chegamos no nosso terceiro e último recurso da lista

As pessoas

Eu sou formada em Logística pela PUC Minas e na grade do curso temos diversas matérias sobre gestão e uma unanimidade entre todos os professores é aquela máxima que diz que “pessoas felizes são muito mais produtivas”. Afinal, é tudo sobre pessoas

Errados não estão e vou além. Tenho 7 anos de experiência em gestão de equipes, e acredito que as pessoas são o recurso mais valioso de qualquer empresa! É impossível chegar a qualquer lugar sem um time de peso. 

Profissionais de alta performance são disputadíssimos no mercado de trabalho e um grande desafio que os RHs das empresas enfrentam hoje é prospectá-los e retê-los em seus quadros. 

Por isso, benefícios e salários cada vez mais competitivos são ofertados, bem como a promoção da qualidade de vida no trabalho que inclui: ambiente sadio, harmonioso, confiável, autonomia, diversidade e recursos para que as pessoas desenvolvam suas habilidades e atividades da melhor forma possível.

Se você ainda não conseguiu linkar tudo que eu escrevi acima com a descentralização das demandas de viagem, provavelmente é porque você nunca precisou de viajar pela empresa que trabalha. 

Os colaboradores que se dispõem a viajar pela empresa abrem mão da sua casinha para dormir em um hotel. E, se você viaja com frequência e mesmo assim nunca foi acomodado em um hotel horroroso ou foi colocado para viajar em um voo com horários e escalas malucas, se considere uma pessoa de sorte! 

Quando você dá autonomia para que o seu colaborador faça a sua própria reserva você desburocratiza o processo e o beneficia. Afinal, quem gosta de burocracia?

Além de dar autonomia e poder de escolha para o mesmo, promovendo e retribuindo a confiança no trabalho dos seus colaboradores. Agora fez sentido?

Poderia dizer ainda que a Onfly está desenvolvendo um benefício corporativo para que os colaboradores dos nossos clientes e parceiros façam viagens pessoais de lazer com várias condições especiais, porém não vou dizer porque é segredo, então já sabe, né? Não conta pra ninguém. 

Como Gerente de Contas, eu ajudo diariamente Gestores de Viagens de várias empresas no processo de descentralização das suas demandas, e sei como ninguém o frio na barriga de todo gestor de viagens sente ao conduzir este processo. 

Acredite vale a pena!

Compartilhe esse conteúdo
Jéssica Castro
Jéssica Castro