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Foi lançado esta semana o Anuário de Travel Techs 2021, um trabalho organizado pela Loureiro Consultores, que trouxe luz a mais de 200 empresas de tecnologia que atuam com turismo, mobilidade ou hospitalidade.
Ao todo foram mapeadas 219 empresas, que foram classificadas em 7 verticais:
Empresas focadas em realizar de alguma forma intermediação de serviços turísticos, seja lazer ou corporativo, como por exemplo Hurb e a Onfly.
Plataformas de tecnologia que otimizam eventos online ou físicos, como a 4events e a Moblee.
Empresas de tecnologia que otimizam processos, automatizam tarefas para outras empresas, como Wintour e Wooba.
Soluções que digitalizam processos relacionados a despesas corporativas, como PortalRDV e Wexp.
Plataformas de tecnologia que otimizam a mobilidade urbana, seja para empresas, seja para o consumidor final, nesta categoria encontra-se Buser e a Quicko, curiosamente, é a categoria que tem mais apetite de investidores de risco.
Soluções de tecnologia que otimizam a experência de hospedagem ou que entrega soluções para hotelaria otimizar sua receita, como LetsBook e Hsystem.
Empresas cujo principal objetivo é aportar tecnologia na busca de entregar uma experiência melhor ao viajante final, como WordPackers e Personal2Travel.
O trabalho também conta com artigos de 11 especialistas, inclusive o CEO da Onfly, Marcelo Linhares, que dividem opiniões e estudos sobre digitalização, tecnologia e claro turismo 😉
Abaixo, selecionamos alguns trechos dos artigos de alguns autores dos estudos:
“…Através deste estudo, a Loureiro Consultores coloca luz a centenas de empresas que estão continuamente querendo melhorar o turismo no Brasil, com intensa utilização de tecnologia.
Foram mais de duzentas empresas mapeadas que resolvem algum problema do turismo ou de mobilidade em diversas categorias. A propósito, sobre isso, valem aqui duas explicações:
Primeiro: há uma convergência cada vez maior entre mobilidade e turismo. Embora historicamente sejam consideradas indústrias diferentes, quando olhamos a jornada do viajante, estas verticais se cruzam e se sobrepõem o tempo todo, tornando quase indissociável.
Segundo: sobre a categorização, reconheço que é sempre difícil classificar em apenas uma categoria determinada empresa, principalmente quando ela atua em várias verticais. Logo, foi um belo desafio catalogar mais de duzentas empresas em apenas sete categorias: Agenciamento e Reservas online, Despesas Corporativas, Eventos, Experiências, Hospedagem, Mobilidade (todos os modais) e Tecnologia para outros players.
Pegue um bom café, sente na cadeira, relaxe e aproveite este anuário. Leia, releia, compartilhe sem moderação: ele é um olhar no futuro do turismo e da mobilidade no Brasil.”
“Dificilmente uma empresa tradicional do turismo conseguirá ser rapidamente diversa e inclusiva, pois muitas ainda estão na fase de aceitação que precisam mudar. Para startups, rápidas mudanças já fazem parte do mindset de suas gestões.
Se as Travel Techs aproveitarem esta oportunidade para evoluírem o mercado de turismo no Brasil, tem muito a ganhar. O país tem um enorme potencial turístico inexplorado devido a vários fatores, mas tivermos a maioria do setor composto por empresas disruptivas e inovadoras, podemos aumentar nossa atividade turística. As Travel Techs só não podem cair na “armadilha” de parecer diversa e inclusiva, pois no mundo hiperconectado em que vivemos, as aparências não enganam mais…”
Para ler o anuário completo, veja os links abaixo:
Anuário Travel Techs 2021:
https://lnkd.in/dZzFgNB
Mapa Travel Techs :
https://lnkd.in/ddghkR4
Lista Travel Techs:
https://lnkd.in/dBCQt2r