Chat GPT no mercado de viagens

Se você é um usuário assíduo da internet, com certeza, brotou em sua timeline notícias sobre o Chat GPT. A nova aposta da Microsoft, que usa o poder de uma inteligência artificial, permite conversas com usuários por meio de um agente virtual e pode ser usado em diversas áreas, incluindo o mercado de viagens, para fornecer informações e insights relevantes de maneira rápida e conveniente. 

É importante levar em consideração que o Chat GPT é muito mais evoluído do que outros chatbots disponíveis no mercado e um dos seus maiores diferenciais está justamente em sua linguagem e armazenagem de dados.Ele não só te dá uma resposta mas tenta entender o contexto da sua pergunta e adapta para a linguagem do usuário para trazer veracidade e autoridade. 

Antes de entrarmos de cabeça nas mudanças que o Chat GPT proporcionará no mercado de viagens é importante alinharmos nossas expectativas sobre o que é esta IA e como se dá a suas configurações. 

O que é o Chat GPT? 

Segundo o seu próprio sistema, o ChatGPT é um modelo de linguagem artificial que usa inteligência artificial para gerar respostas a perguntas e interagir com usuários por meio de texto. Ele é alimentado por uma grande quantidade de dados e treinado para entender e produzir linguagem natural, permitindo que ele possa manter conversas de forma autônoma com os usuários. 

Desenvolvida pela OpenAI, lab estadunidense de pesquisas em inteligência artificial, o ChatGPT tomou proporções globais após o seu lançamento no dia 30 de novembro de 2022. Em dois meses de estreia, o GPT conseguiu o feito de ter mais de 100 milhões de usuários em sua base. Para se ter uma ideia, o TikTok levou cerca de nove meses para alcançar os mesmos números e o Facebook levou anos.

Chat gpt
Logo do Chat GPT

Ele é uma atualização mais complexa dos chatbots (como o que usamos no site da Onfly) e o seu grande diferencial é justamente em sua criação e a forma com que ele interage com o usuário. O ChatGPT foi otimizado para o diálogo usando Aprendizagem por Reforço com Feedback Humano (RLHF) – um método que usa demonstrações humanas e comparações de preferências para guiar o modelo em direção ao comportamento desejado. Por isso, ele é muito mais natural ao responder do que as mensagens padrões de chatbots comuns. 

O Chat foi criado para conversar com as pessoas e responder a uma ampla variedade de perguntas, com base no seu conhecimento filtrado de milhares de textos existentes na internet. E quem escreveu esses textos filtrados? Humanos. Por isso, essa capacidade gigantesca de gerar respostas coerentes, relevantes e com uma linguagem realista (Por isso, algumas informações dados pelo robô podem ser falsas e duvidosas também). 

Você pode se perguntar qual a diferença entre o Chat GPT e a pesquisa direta no Google para elucidar alguma dúvida ou informação. Mas a resposta é bem simples. O Google não te oferece uma resposta, ele te dá centenas de páginas em que você pode obter a sua resposta. Já a intenção desta nova ferramenta é quebrar essas barreiras e te apresentar a sua real intenção de resposta, baseada no seu contexto e desejo. 

Chat GPT e o mercado de viagens

A evolução da inteligência artificial se dá em passos cada vez mais largos e essa evolução vem causando um certo alvoroço em como se dará a incorporação dessas novas tecnologias nos mais diversos segmentos. E é aí, que diversos setores começam a capturar insights para alavancar e potencializar os seus serviços e produtos. Inclusive, o mercado de viagens e turismo. 

Para me ajudar nesta aventura, recrutei o próprio Chat GPT para entendermos como será isso na prática. 

Primeiramente, perguntei para ele sobre como anda o mercado de viagens atualmente para ele entender o meu contexto e intencionalidade na conversa. Ele me contou que o mercado de viagens tem sido bastante afetado pela pandemia do COVID-19 e que as companhias aéreas, hotéis, agências de viagens e empresas de turismo em todo o mundo tiveram que se adaptar rapidamente para lidar com a queda na demanda

Em seguida, perguntei sobre como o Chat GPT pode ajudar na retomada do mercado de viagens frente aos desafios posteriores ao período crítico da pandemia. 

cartão de todos

Como um modelo de linguagem natural treinado, o Chat GPT pode ajudar no mercado de viagens de várias maneiras. Alguns exemplos incluem:

Fornecimento de informações úteis – o Chat GPT pode responder perguntas sobre destinos de viagem, requisitos de visto, restrições de viagem e outras informações relevantes para ajudar as pessoas a planejar suas viagens com mais facilidade.

Sugestão de atividades e atrações – o Chat GPT pode sugerir atividades e atrações em destinos específicos com base nos interesses e preferências do viajante, ajudando-os a planejar um itinerário personalizado.

Reservas – o Chat GPT pode ajudar a fazer reservas em hotéis, aluguel de carros, passagens aéreas e outras atividades de viagem, tornando o processo mais fácil e conveniente.

Atendimento ao cliente – o Chat GPT pode fornecer suporte ao cliente em tempo real, ajudando a resolver problemas ou responder a perguntas que os viajantes possam ter.

Personalização – o Chat GPT pode aprender as preferências de viagem do usuário ao longo do tempo e oferecer sugestões mais personalizadas para destinos e atividades.

Em resumo, o Chat GPT pode ser uma ferramenta valiosa para ajudar os viajantes a planejar e desfrutar de suas viagens de maneira mais eficiente e personalizada. Além disso, as empresas de turismo poderão entender e prever as preferências do viajante, permitindo também que estes resolvam problemas mais rapidamente que um autoatendimento. 

Com todos os exemplos citados pelo Chat GPT, é possível observar que a Inteligência Artificial pode potencializar e simplificar, de maneira mais imagética, um processo de planejamento extremamente manual que envolve a análise de várias opções em minutos. Apesar das constantes atualizações e divergências que podem ser percebidas no GPT, suas configurações são treinadas para aprender com os próprios erros e podem ser vistas como uma importante e indispensável ferramenta para ficar de olho. 

Importante ressaltar que  as tecnologias de processamento linguístico, como a que é usada no Chat GPT, já têm sido amplamente utilizadas na indústria de viagens para melhorar a experiência do usuário.

Por exemplo, muitos sites de viagens e aplicativos utilizam chatbots com inteligência artificial para ajudar os usuários a pesquisar, reservar e gerenciar suas viagens. Esses chatbots podem ser programados para entender e responder a perguntas comuns sobre voos, hotéis, aluguel de carros e outras opções de viagem. Eles também podem ser treinados para personalizar as recomendações com base nas preferências do usuário e em dados de viagens anteriores.

O grande lance é a revolução e potencialização da eficiência e a personalização das soluções de viagem que podem ser introduzidas com a tecnologia usada no Chat GPT, tornando a experiência do usuário mais agradável e eficaz.

Chat GPT e o mercado de viagens corporativas

Também recorri ao Chat GPT para entender como ele encarava, baseado em seu poderoso banco de textos, o mercado de viagens corporativas frente ao seu desempenho e a atual conjuntura deste mercado de viagens a trabalho. Novamente, ele reforçou que o contexto descrito anteriormente se aplica também ao mercado de viagens corporativas. A pandemia do COVID-19 teve um impacto significativo no setor de viagens corporativas, assim como em outros segmentos do mercado de viagens.

Segundo a nossa conversa, o próprio Chat GPT pode ser uma ferramenta útil para o mercado de viagens corporativas, ajudando os viajantes de negócios a planejar suas viagens com eficiência e segurança. 

O Chat GPT pode ajudar as empresas a gerenciar melhor suas viagens corporativas, fornecendo relatórios de gastos e outras informações importantes para ajudar na tomada de decisões.

Logo em seguida pergunto como um gestor de viagens pode se beneficiar dele e a resposta foi essa:

Sim, um gestor de viagens pode se beneficiar muito usando o Chat GPT. O Chat GPT pode ajudar os gestores de viagens a gerenciar melhor as viagens corporativas, fornecendo informações e insights úteis que podem ajudar a economizar tempo e dinheiro.

Por exemplo, o Chat GPT pode fornecer informações sobre os melhores preços de passagens aéreas, hotéis e aluguel de carros em tempo real. Além disso, o Chat GPT pode ajudar os gestores de viagens a monitorar as despesas de viagem, garantindo que os viajantes de negócios estejam gastando dentro do orçamento.

O Chat GPT também pode ajudar a simplificar o processo de reserva de viagens corporativas. Em vez de ter que fazer várias ligações ou enviar e-mails para reservar viagens, os gestores de viagens podem usar o Chat GPT para fazer todas as reservas necessárias em um só lugar, economizando tempo e esforço.

Além disso, o Chat GPT pode ajudar os gestores de viagens a acompanhar as políticas e procedimentos de viagens corporativas, garantindo que os viajantes de negócios cumpram as regras estabelecidas pela empresa. O Chat GPT pode fornecer lembretes sobre as políticas de reembolso de despesas e outras informações importantes para garantir que os viajantes estejam seguindo as diretrizes da empresa.

Em resumo, o Chat GPT pode ajudar os gestores de viagens a tomar decisões mais informadas e eficazes ao gerenciar as viagens corporativas, permitindo uma gestão mais eficiente e econômica do orçamento de viagens.

Será que a Onfly vai perder o posto de travel tech nº1 do Brasil para o chat (medo)? rs Brincadeiras a parte, é comum pensarmos que a medida que a tecnologia avança, alguns setores se veem ameaçados por ela. Mas até as travel techs já se viram neste local de inimizades perante os gestores de viagem. Mas hoje essa história é passado e as tecnologias são vistas como aliadas. 

O Chat GPT, dentro do mercado de viagens corporativas, pode vir a ser mais um aliado na promoção de economia de tempo, esforço e na tomada de decisões mais informadas e assertivas, com base em suas necessidades específicas. E pode desempenhar uma infinidade de finalidades, incluindo reservas de viagens, gerenciamento de despesas, monitoramento de políticas de viagens corporativas, fornecimento de suporte ao cliente em tempo real e muito mais.

É a premissa de simplificar e agilizar as operações e melhorar a experiência do cliente adotadas na Onfly sob uma ótica de como as inteligências virtuais abarcam neste campo.

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José Alberto Rodrigues
José Alberto Rodrigues

Olá! Me chamo José Alberto Rodrigues. Sou jornalista e pós-graduado em Comunicação e Marketing. Sou o Analista de Conteúdo na Onfly e nos últimos meses venho me dedicando a entender como funciona o mercado de viagens corporativas e como otimizar os custos de viagens das empresas. Para falar comigo, é só mandar um e-mail para jose@onfly.com.br