Cartão corporativo: por que sua empresa precisa para gerir reembolsos!

Entenda por que sua empresa precisa do cartão corporativo para gerir reembolsos de despesas de viagens e todas as vantagens de aderir ao cartão.

6 minutos de leitura

Antes das atuais tecnologias, o reembolso feito aos colaboradores era uma prática justificável e aceitável. Mas com a “fintechização” do mercado e uma maior oferta de cartão corporativo, que são as novidades do momento, o modelo tradicional de reembolso precisa ser revisto e questionado. 

Já falamos aqui na Onfly que empresas que valorizam os colaboradores não trabalham com reembolsos.  Lembramos, o reembolso é um momento onde o colaborador paga uma conta da empresa (que tem muito mais acesso e disponibilidade de capital que o colaborador), e depois pede para a empresa lhe pagar novamente,

Neste processo portanto, o colaborador coloca um chapéu de “banco” e financia as operações da empresa, uma completa aberração.

É possível modernizar este processo, sem que o colaborador tire do próprio bolso para realizar gastos em viagens, essencialmente estamos falando do cartão corporativo e todas suas vantagens.

Por isso, neste artigo você poderá compreender melhor porquê sua empresa precisa do cartão corporativo para gerir reembolsos com maior eficiência. Confira a seguir os motivos para você aderir ao cartão corporativo na gestão de viagens em sua empresa agora mesmo.

Por que sua empresa precisa do cartão corporativo?

A gestão de viagens e reembolso de despesas de viagens sempre foi negligenciada na maioria das empresas. Para muitos, o papel do gestor de viagens é puramente operacional, recebendo demandas de colaboradores que precisam viajar, cotando o aéreo, hotel e carro e executando as reservas.

A situação só começou a mudar quando as empresas perceberam que a tecnologia melhora este processo com muito mais eficiência e rapidez, empoderando o gestor para um trabalho muito mais analítico e inteligente. Com o advento das plataformas de gestão de viagens corporativas, que varrem toda a internet em poucos segundos e trazem as tarifas de diversas empresas, já comparando os acordos com as tarifas públicas e informando as opções com maior desconto.

O próprio conceito de reembolso, com o colaborador arcando com as despesas da empresa, para a execução das suas atividades, e depois (muitas vezes sem nem ter uma data certa a se esperar) sendo compensado é, de certa forma, problemático, não? Ele atua como uma espécie de banco, oferecendo empréstimos a juro zero à empresa, e ainda bagunça toda a sua vida financeira pessoal.

Isso era justificável quando não havia outra opção, a não ser o adiantamento ou o reembolso, mas hoje a tecnologia nos permite criar soluções bem mais vantajosas para os dois lados. 

Para o colaborador, o cartão representa o fim do pagamento das viagens e despesas com o próprio bolso, muitas vezes prejudicando seu limite de crédito para fins pessoais e complicando o controle financeiro. Para a empresa, o registro automático e em tempo real das despesas, eliminando fraudes e aumentando ainda mais a segurança do capital para os acionistas.

Portanto, há uma série de vantagens em utilizar o cartão corporativo para gerir reembolsos na empresa, sendo a principal delas a modernização da gestão de despesas da sua empresa.

3 motivos para aderir ao cartão corporativo na sua empresa

Sabemos que a prática de reembolsos costuma ser mais comum entre as empresas, pois há uma certa dificuldade em prever os gastos e realizar adiantamentos, em alguns casos. Mas isso não significa que a sua empresa precisa manter os reembolsos da forma antiga, fazendo com que o colaborador pague os custos da viagem com seu próprio dinheiro para receber o reembolso posteriormente. 

Sua empresa ainda pode utilizar o método de reembolso, mas sem precisar usar o funcionário como linha de crédito. O cartão corporativo veio para inovar a forma de reembolsar valores em uma viagem a trabalho, pois o colaborador não precisa utilizar seu próprio dinheiro na viagem e nem precisa aguardar por processos demorados para receber o reembolso.

Com o cartão corporativo a empresa tem muito mais controle dos gastos de uma viagem, pode planejar as finanças com maior segurança e pode fazer o pagamento da fatura do cartão, ou então fazer pré-pagamos, para evitar surpresas futuras. 

Há muitos motivos para aderir ao cartão corporativo na sua empresa. 

Destacamos 3 motivos para você inovar na gestão de reembolsos em sua empresa com o cartão corporativo, confira!

1. O cartão corporativo torna os gastos da viagem muito mais transparentes

As fraudes nos processos de reembolso de despesas corporativas é algo bastante comum e que pode trazer muitos prejuízos para as empresas. Elas podem ocorrer de diversas formas, sendo que em todos os casos a falta de transparência é o que torna mais difícil identificá-las.

Mas com o cartão corporativo é possível tornar os gastos da viagem muito mais transparentes, pois é possível conferir os gastos no cartão e auditá-lo em tempo real, sem esperar relatórios futuros.

2. É possível analisar os gastos mais recorrentes para reduzir custos

Com todos os dados digitalmente disponíveis em tempo real, é muito mais fácil identificar quais são os gastos que podem ser reduzidos, assim como as possíveis economias que podem ser realizadas. 

Por exemplo, se foi identificado no relatório que os colaboradores gastam mais com hospedagem, é possível questionar um valor inferior para que seja gasto com hotel ou até detalhar quais são outras opções com preços mais econômicos.

3. Os gastos ficam todos centralizados em uma única fatura/conta

Outra grande vantagem de usar o cartão corporativo é que os gastos ficam todos centralizados em uma única conta. Isso significa que a gestão de reembolso é muito mais simples, se comparada à antiga prática de analisar diversas notas fiscais e comprovantes de gastos fornecidos pelo colaborador. 

Quando os funcionários utilizam o cartão para pagar as despesas em uma viagem, é muito mais fácil pagar todos os valores que foram gastos de uma só vez.

Cartão corporativo da Onfly: porquê sua empresa precisa para gerir reembolsos!

O cartão corporativo da Onfly, carinhosamente chamado por nós de “azulzinho”, é a solução que a sua empresa precisava para acabar com o processo cansativo, desgastante e demorado de reembolso de despesas de viagens. Veja algumas das vantagens que nosso cartão oferece para sua empresa:

  • Gestão de limites e cartões, com possibilidade de desligar limites e gerenciar budgets em poucos minutos;
  • Controle dos gastos em tempo real, sem surpresas na hora de pagar;
  • Esqueça todas as prestações de contas, relatórios e reembolsos, com o azulzinho é muito mais fácil pagar as despesas de viagens;
  • Muito mais transparência nos gastos da viagem, com redução drástica das fraudes cometidas nos processos de reembolsos.

São muitas vantagens que farão a diferença na gestão de viagens corporativas da sua empresa. 

Viu só como o cartão corporativo pode inovar na gestão de reembolsos da sua empresa?

Fale com um dos nossos especialistas e obtenha todas estas vantagens!

Se ficou alguma dúvida, deixe seu comentário.

Jared Belfort
Autor: Jared Belfort

Jared Belfort é especialista em viagens da Onfly, nos últimos meses tem se dedicado a entender como funciona o mercado de viagens e como pode otimizar os custos de viagens das empresas, para falar com ele, basta enviar um e-mail para jared@onfly.com.br

Deixe seu e-mail e receba em primeira mão dicas de viagens corporativas

Só conteúdo supimpa, acredite ;-)

    Prometemos não enviar qualquer tipo de spam.


    Outros artigos
    Quem é quem no mercado do turismo – parte 1

    Entenda um pouco a cadeia de turismo, quando uma simples passagem é solicitada, vários tipos de negócios, cada um com sua especialização, são envolvidas no processo. Veja como funciona uma agência de viagens, o que é uma OTA, Consolidadora, GDS, IATa, TMC, etc…