Cartão corporativo e sua linha do tempo

Os cartões corporativos são grandes aliados para as empresas, principalmente em viagens. Mas você já parou para pensar como eles surgiram? Ou melhor, qual é a linha do tempo que vai do surgimento dos cartões de crédito até o cartão corporativo mais moderno que existe?

Nesse artigo eu vou te contar justamente isso, a ordem cronológica que deu origem aos cartões corporativos modernos. Confira!

cartão corporativo

1920: Surgimento dos cartões de crédito

O primeiro cartão de crédito que surgiu no mundo foi em 1920, nos Estados Unidos. Ele era um cartão muito exclusivo na época, dado apenas para clientes muito fiéis. Os donos de estabelecimento só ofereciam esse meio de pagamento aos clientes que eles confiavam e sabiam que pagavam suas compras em dia. 

E claro, na época o cartão de crédito não tinha tarja e muito menos chip. Era literalmente um cartão feito de papel e em alguns casos apenas um cadastro feito pelo dono do estabelecimento, bem diferente do que temos atualmente com toda a modernidade. 

1949: Primeiro cartão de crédito do Diners

Embora o cartão de crédito tenha sido criado em 1920, foi a partir de 1949 que ele se tornou popular. Tudo começou com o executivo financeiro Frank MacNamara, que se deu conta que tinha esquecido seu dinheiro e talão de cheques quando foi realizar o pagamento em um restaurante. Foi então que ele teve a ideia de criar um cartão para usar como meio de pagamento que pudesse ser pago depois. Então surgiu o The Diners Club e seu primeiro cartão de crédito.

No início, apenas 27 restaurantes aderiram ao meio de pagamento. Mas em apenas 3 anos, milhares de estabelecimentos se tornaram adeptos. Foi em 1955 que o primeiro cartão de crédito de plástico foi fabricado pelo The Diners, que hoje em dia é conhecido como Diners Club Internacional e está presente em diversos países do mundo.

1975: Cartões de crédito para empresas

O primeiro cartão de crédito corporativo demorou pouco mais de 20 anos para ser inventado após a popularização desse método de pagamento. E adivinhe? Foi a Diners que inventou o primeiro cartão corporativo, que era chamado na época de Corporate Card. Era o primeiro cartão de crédito lançado exclusivamente para empresas e em pouco tempo se tornou um sucesso no mundo todo. 

Também é válido lembrar que cinco anos antes do surgimento do cartão corporativo foi criado o primeiro cartão de crédito com tarja magnética, em 1970, o que padronizou as operações de pagamento e trouxe muito mais agilidade para esse processo. 

1997: Mais vias de cartão para uso diverso

Do ano de 1997 até meados de 2010, surgiram diversas empresas de cartão de crédito, vias e bandeiras. Cada uma com suas características e vantagens para o consumidor e empresas em geral. Algo bem legal que surgiu nesse período foi a maior quantidade de vias de cartão, para que as pessoas pudessem escolher os cartões para diferentes usos. 

No Brasil, esse período foi marcado pelo surgimento de mais de 70 bandeiras de cartões regionais. No ano de 2006, já existiam mais de 80 milhões de cartões de crédito no país. 

2011: Cartão corporativo pré-pago nas empresas

A partir da década de 2011 surgiram diversas soluções interessantes para meios de pagamento com cartão de crédito, como é o caso dos cartões pré-pagos nas empresas. Diferente do cartão de crédito convencional, ao qual é necessário ter um vínculo de crédito com uma financeira, o cartão pré-pago permite fazer recargas para que os valores sejam utilizados no momento do pagamento. 

No geral, o cartão pré-pago é bem parecido com um cartão de débito, mas sua diferença está na facilidade em se conseguir essa solução de pagamento. Enquanto que para ter um cartão de débito é necessário ter uma conta bancária, o cartão pré-pago já podia ser adquirido naquela época sem a necessidade de ter uma conta.

Essa inovação nos meios de pagamento com cartão de crédito se tornou popular entre as pessoas e também nas empresas, que passaram a oferecer cartões pré-pagos para seus funcionários em algumas situações, como antecipação para despesas de viagens, por exemplo.

2014: Fintechs e cartão corporativo mais acessíveis

No Brasil, o surgimento das fintechs que passaram a oferecer cartões mais acessíveis ocorreu em 2014. A partir desse ano surgiram diversas startups focadas em tecnologia no setor financeiro, que inovaram diversas operações de pagamentos e ofereceram muitas soluções para consumidores e empresas.

Uma dessas inovações foi a criação de cartões mais acessíveis, com anuidade zero, cashback e muitas outras vantagens. As fintechs também inovaram ao oferecer formas diferentes de utilizar o cartão de crédito, como é o caso dos pagamentos utilizando carteiras digitais, com pulseiras ou relógios e também com o celular, sem precisar usar o cartão de plástico para a realização do pagamento.

Por fim, outra solução que foi invenção das fintechs foi o gerenciamento de dados a partir de aplicativos. Ou seja, os consumidores passaram a gerenciar suas compras e também informações sobre o cartão, como limite e senha, a partir do aplicativo criado pela fintech, muito mais prático e fácil.

2022: Cartão corporativo da Onfly

Para concluir, não poderia deixar de colocar a Onfly nessa linha do tempo da criação dos cartões de crédito corporativos. Criado em 2022, o cartão corporativo Onfly é um dos mais modernos atualmente e conta com gestão de limites e cartões de forma simples, controle em tempo real, cartões virtuais ilimitados e muitas outras vantagens.

Apelidado por nossa equipe carinhosamente de Azulzinho, o cartão corporativo Onfly é a modernização dos cartões corporativos e a solução ideal para todos os negócios e traz as seguintes funcionalidades:

  • Zero anuidade;
  • Cartões virtuais ilimitados;
  • Cartões para todos os colaboradores;
  • Cartões reutilizáveis entre os colaboradores;
  • Integrado com ERPs;
  • Conciliado via API;
  • Integrado a software de despesas;
  • Integrado à política de viagens e despesas;
  • Trava inteligente por despesa e por colaborador.
cartão corporativo da Onfly

Além disso, o cartão corporativo Onfly conseguiu inovar ao trazer redução de fraudes em processos de adiantamentos ou devolução por despesas em viagens, sistema seguro e auditável, melhor experiência para os colaboradores, sistema amigável para o colaborador, fim de processos demorados que resultam em aumento da produtividade e acesso democrático a todos os tamanhos de empresas.

Agora que você já conhece a trajetória dos cartões corporativos e todas as vantagens do cartão Onfly, venha conhecer mais sobre as nossas soluções para empresas.

Compartilhe esse conteúdo
Imagem padrão
Jared Belfort

Jared Belfort é especialista em viagens da Onfly, nos últimos meses tem se dedicado a entender como funciona o mercado de viagens e como pode otimizar os custos de viagens das empresas, para falar com ele, basta enviar um e-mail para jared@onfly.com.br

Deixar uma resposta