Bleisure no carnaval: 3 razões para estender sua viagem a trabalho com a maior festa do Brasil

O Carnaval é uma das festas mais famosas do mundo, há quem diz que o "ano pro brasileiro só começa depois do carnaval". Acredite ou não, existe muita empresa que pensa assim e acabam postergando suas viagens corporativas ao invés de colocar em prática o bleisure, uma tendência que pode ser usada na epoca da folia brasileira. Confira nesse artigo, 3 razões para você estender e conciliar sua viagem a trabalho com esse megavento

Final de Fevereiro é sinônimo de carnaval, uma das festas mais famosas e esperadas do Brasil, todos os anos, milhões de foliões brasileiros e do mundo inteiro se preparam para se divertirem e curtirem bastante o que muitos chamam como a ” Maior Festa da Terra”.

Acontece, que o mercado e os negócios não param. As viagens a trabalho também não, por conta do feriado de carnaval, muitas empresas dão descontinuidade as suas viagens corporativas, ainda que aconteçam nas semanas anteriores ou posteriores. Acredite ou não, ainda tem muita gente achando que o ano só começa depois do carnaval.

Para algumas empresas, conciliar uma viagem a trabalho e o carnaval é algo irreal e impensável, porém já falamos em outro artigo aqui no nosso blog sobre bleisure e a importância de das viagens corporativas como um meio de retenção e cuidado dos colaboradores que viajam à negócios.

Um estudo da GBTA (Global Business Travel Association) de 2016 revelou que cerca de 36% dos viajantes a negócios Norte Americanos já praticaram bleisure em alguma viagem a trabalho. No Brasil, as empresas modernas já incorporam essa tendência na política de viagens há algum tempo.

Nesse artigo, vamos te mostrar 3 razões para considerar juntar e estender sua viagem a trabalho com o carnaval e de brinde, algumas dicas para curtir a folia da melhor forma.

Melhor desempenho e produtividade do viajante

Quem não gosta de viajar não é mesmo? Trabalhar viajando é algo bastante almejado entre os millenials e a população mais jovem. Porém, quando essas viagens a negócios caem na rotina, a produtividade do colaborador pode ir por água abaixo.

A semana de carnaval é uma época em que os brasileiros podem descansar, aproveitar os tradicionais bloquinhos de rua ou até mesmo viajar para passar um tempo com a família.

É comum que o funcionário em uma viagem a um destino famoso pelo carnaval como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte e Recife; queira estender um pouco mais a sua reserva para curtir a folia ou até mesmo curtir o destino. Isso pode ser extremamente benéfico para a empresa, o colaborador descansa mais, se torna mais produtivo, engajado e ainda consegue trazer um retorno maior à corporação.

A viagem a trabalho pode sair mais barata

Por causa da alta demanda por passagens aéreas e hotéis com ocupação máxima no período de carnaval, os preços tendem a subir muito, afinal, quanto maior a ocupação e procura por esses produtos turísticos, maior o valor cobrado. Por isso, uma excelente dica é não deixar para planejar sua viagem de última hora e reservar sua viagem com antecedência.

Caso o funcionário queira curtir o período de carnaval, uma boa opção é avaliar o valor das passagens aéreas no período posterior ao carnaval e ver se compensa pagar mais barato, e deixar as hospedagens que não são inerentes ao trabalho do funcionário por conta dele, afinal, ele estará em um momento de lazer. Obviamente, tudo deve ser conversado e formalizado anteriormente seguindo a norma de viagens da empresa.

As diferenças de preço de um dia podem variar bastante e consequentemente gerar uma economia para a empresa muito grande.

Diversão no carnaval e satisfação do colaborador com a empresa

Quem não gosta de se divertir no carnaval não é verdade? Bloquinhos por todos os lados, pessoas sorrindo e se abraçando, além do mais, prefeituras promovem os seus destinos pois o retorno financeiro ao município é dobrado ou até mesmo triplicado, o que futuramente pode ser destino a recursos como educação, segurança e saúde pública.

O viajante que possui a liberdade de poder aplicar o bleisure ( negócios + lazer) em suas viagens corporativas, certamente além de produzir mais para a empresa, também terá um sentimento de satisfação e gratidão. O resultado disso: funcionários mais feliz e talentos retidos, o que reforça a imagem da companhia como uma marca empregadora ao mercado de trabalho.

bloquinho de carnaval em Belo Horizonte
Viajar a trabalho não precisa ser entediante, sempre é possível conciliar suas tarefas profissionais com seus momentos de lazer e nada melhor do que o carnaval para fazer isso

10 Dicas para curtir o carnaval em sua viagem a trabalho

  1. Evite sair nos horários de muito calor
  2. Beba com moderação e se hidrate bastante
  3. Vista calçados confortáveis para não sentir depois na hora de trabalhar
  4. Use protetor solar
  5. Se alimente de 3 em 3 horas
  6. Use roupas arejadas e leves
  7. Respeite o próximo e lembre-se que não é não 🙂
  8. Esteja perto de quem você ama (seus amigos, seu amor ou sua família)
  9. Durma bem e aproveite para descansar bastante
  10. Confira as programações do carnaval na cidade que você está e aproveite muito

Siga a Playlist de viagens a trabalho da Onfly no Spotify

Vinicius Ribeiro Lima
Autor: Vinicius Ribeiro Lima

Analista de Marketing da Onfly, turismólogo com formação complementar em marketing pela UFMG, mochileiro e apaixonado por inovação, startups e empreendedorismo. Graduado em Tourism, Hospitality & Business pela Boston College UK e atuante no mercado de turismo e viagens corporativas há mais de 4 anos. Para falar com Vinicíus só enviar um e-mail para vinicius@onfly.com.br

Deixe seu e-mail e receba em primeira mão dicas de viagens corporativas

Só conteúdo supimpa, acredite ;-)

Prometemos não enviar qualquer tipo de spam.


Outros artigos
O fim do pato no Turismo 🦆

É importante as empresas se especializarem, no turismo ainda existem muitos patos, empresas que nadam, voam e correm, mas fazem tudo muito mal. Neste artigo mostramos como empresas especialistas são muito melhores que empresas genéricas.

Fale com um especialista Onfly
Clique aqui e baixe sua planilha de RDV
Descubra o que nenhuma agencia de viagens corporativas quer te contar