5 benefícios da Onfly para o setor de agronegócio

Entenda como o agronegócio pode aproveitar os benefícios da Onfly, a travel tech n.1 do Brasil, para aumentar a produtividade.

O agronegócio tem um forte impacto na economia brasileira. O setor representa mais de 20% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Assim, adotar práticas que simplifiquem processos de viagens e que fortalecem o agro no Brasil são ações importantes tanto para este setor, quanto para a economia do Brasil.

Para isso, vamos apresentar alguns dos benefícios da Onfly para um setor de tamanha relevância no país. Para se ter uma ideia, o Centro de Estudos de Economia Agrícola da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da USP, apontou que o agronegócio brasileiro emprega 19 milhões de pessoas.

Esse total engloba desde os trabalhadores no campo até os colaboradores de empresas ligadas à cadeia produtiva (dos insumos ao processamento para chegar ao mercado). Com esse cenário, é possível compreender melhor a influência do agro no mercado de trabalho do Brasil. 

E é justamente para conectar os trabalhadores do agro às novas tecnologias ou às técnicas tradicionais, que esse é um dos setores econômicos com maior necessidade (e demanda) de viagens corporativas.

As viagens no agro englobam ações para aumentar a produtividade, para colocar a sustentabilidade em prática, para contribuir com a preservação de recursos naturais e para fomentar a distribuição de alimentos mais igualitária. 

O deslocamento para participar de workshops, feiras, exposições agropecuárias, leilão de animais, visitas às fazendas, às cooperativas e às instalações de processamento dos produtos faz parte da rotina de profissionais do agro e são essenciais para aperfeiçoar as técnicas e procedimentos.

A troca de ideias e a definição de parceiros de negócios, a partir desse networking, acontecem nos encontros presenciais – fundamentais para o crescimento deste ramo. 

Pensando nisso, vamos falar sobre os benefícios da Onfly para o agronegócio. Confira a seguir 5 vantagens da solução all-in-one da Onfly para este setor: 

Alocação eficiente de recursos 

Um dos benefícios da Onfly para o agronegócio é a economia de dinheiro nas viagens de negócios. Com uma distribuição eficiente dos recursos financeiros, o impacto da nossa travel tech no agro é perceptível no orçamento.

A Onfly conta com uma plataforma all-in-one, que integra todas as ferramentas necessárias para a gestão de viagem, além de permitir a personalização dos fluxos de trabalho, por alinhar com a política de gastos da empresa e com a política de viagens.

Assim, contamos com tarifas corporativas para passagem, hospedagem, aluguel de carros, dentre outros serviços. Ou seja, chega de pesquisar preço em dezenas de sites e perder as melhores ofertas! 

As empresas do agro também poderão gerenciar suas viagens de forma mais eficiente, monitorando seus gastos e gerando relatórios de despesas. Assim, as viagens não extrapolam o orçamento (e podem ser adequadas conforme as necessidades). 

Participação em eventos importantes 

Seja na pecuária ou na produção agrícola, a troca de experiências associada a um networking de qualidade são importantes. A participação em eventos, desde uma feira agropecuária até um workshop de tendências do setor, são diferenciais para aquecer a produção, aumentar o lucro, empregar mais trabalhadores e manter a roda da economia girando. 

Por isso, participar de ações como estas são pontos-chave para se manter atualizado com as necessidades e as demandas do agronegócio

Também é por meio dessas experiências que o produtor do agro não fica para trás nas tendências mundiais e reafirma o Brasil como um grande exportador de produtos do agronegócio. Segundo o Ministério da Agricultura, as exportações do agronegócio somaram US$ 159,09 bilhões em 2022, com alta de 32% em relação a 2021. Portanto, os encontros com parceiros internacionais também são beneficiados pelo contato dos eventos corporativos.

A Onfly oferece a facilidade de gerenciar as viagens, em tempo real, com uma solução all-in one. Assim, todo o processo acontece em uma mesma plataforma, desde a cotação de hospedagens e transporte até o pagamento das despesas. Com isso, fica muito mais simples participar de eventos e ações do agronegócio. 

Benefícios da Onfly no agronegócio
Plataforma all-in-one oferece gestão simplificada de viagens para o agronegócio

Parcerias de sucesso 

Grande parte das empresas do agronegócio desenvolvem métodos para firmar parceiras entre diretores, vice-presidentes e CEOs, consolidando os negócios. A participação em feiras ou realização de visitas técnicas proporcionam a oportunidade de aprender diretamente com os demais produtores. É por meio de histórias reais que os melhores insights podem surgir e a conexão entre os participantes vai trazer boas ideias de como aplicar melhorias na sua empresa

Uma viagem para uma exposição agropecuária, por exemplo, pode ser uma oportunidade para se conectar com produtores, distribuidores ou investidores e descobrir soluções para desafios em comum. Além disso, a confiança e a transparência são fortalecidas pela presença física de representantes da empresa. Isso fomenta a imagem da empresa e reforça aquela máxima da publicidade de quem não é visto, não é lembrado. 

Para viagens corporativas do agro, uma plataforma de viagens pode ser bastante útil para direcionar os investimentos para os eventos adequados, com transparência na gestão de recursos e o compliance adequado. 

Aprendendo técnicas novas 

A inovação está sempre presente na rotina dos produtores do agronegócio brasileiro. Técnicas e tendências surgem sempre para diminuir os gastos e aumentar a receita das empresas e não seria diferente no agro. Por isso, manter a participação frequente em workshops, feiras de exposição e treinamentos é básico para qualquer produtor agrícola ou pecuário. 

E, apesar de eventos virtuais serem boas opções, ter o contato direto com os especialistas e “colocar a mão na massa” segue sendo a melhor estratégia para aprender tudo sobre as inovações e tirar dúvidas. 

Nesse aspecto, a Onfly pode facilitar a gestão de viagens, proporcionando decisões assertivas (com números e dados!) sobre quais viagens foram positivas e trouxeram o ROI (retorno do investimento) esperado. 

agronegócio
Encontro presencial fortalece imagem e proporciona parcerias

Geração de renda

Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), uma das megatendências do agro no Brasil são os sistemas agro digitais. Isso se trata do uso de ferramentas tecnológicas, como inteligência artificial, robótica e big data no meio rural para a criação de novas oportunidades.

Com o uso da tecnologia como aliada para a geração de renda, nada mais adequado do que usar as ferramentas tech para as viagens corporativas também, não é mesmo? 

Gerir viagens e despesas de forma transparente e descentralizada é imprescindível para gerar mais renda e trazer retorno financeiro do investimento em eventos e ações fora da sede do agronegócio. Por isso, esse é um benefício da Onfly para o setor.

Faz parte do agronegócio brasileiro e ficou interessado(a) em conhecer mais sobre a nossa solução? Tenha em mente que uma gestão eficaz das viagens e das despesas traz impacto positivo na receita do agro. 

Fale agora mesmo com um dos nossos especialistas e saiba como a Onfly pode trazer benefícios para a atuação da sua empresa!

viagem a trabalho
Compartilhe esse conteúdo
Elaine Maciel
Elaine Maciel

Elaine é comunicóloga pela UFSJ e embarcou no desafio de fazer parte do time de comunicação e marketing da Onfly como Analista de Conteúdo. Para conversar com ela, basta enviar um e-mail para elaine.maciel@onfly.com.br!