Belchior: conheça recurso da Onfly que conecta empresas e hotéis em todo o Brasil

Conheça o sistema da Onfly que digitaliza hotéis em todos os cantos do Brasil e garante aos clientes milhares de estabelecimentos

Se você já reservou um hotel em alguma agência (online ou física), seu quarto provavelmente passou por algum sistema de distribuição de hotéis.

São empresas que ligam hotéis a consumidores e acabam ajudando ambos em suas necessidades: os hotéis conseguem aparecer para mais clientes e os clientes ganham mais opções para pernoitar em um local. 

Existem diferentes sistemas que realizam essa distribuição no mercado, como agências de viagens, OTAs, TMCs e até mesmo o site direto do hotel. No caso da Onfly, além de integrar em vários brokers e canais, nós criamos nosso próprio sistema a fim de integrar, com menor fricção, possível clientes aos hotéis.

Para entender melhor, vamos explicar melhor como funcionam os processos antes de você conseguir abrir uma reserva em um hotel.

Como são feitas as listagens de hotéis?

Primeiramente, vamos entender melhor quais são os intermediários. 

Essas empresas nascem com um propósito: reunir em um só lugar vários hotéis e vender esses quartos para vários clientes. Basicamente, é um marketplace de quartos (e você pode conhecer mais sobre hotelaria e conectividade nesse artigo)

Quando um hotel entra em contato ou é contatado por uma dessas empresas, é feito um acordo de tarifas que o hotel cobra para hospedar um cliente e, com uma taxa por reserva ou uma porcentagem do valor, as intermediadoras fazem seu faturamento. 

Isso garante também uma gama de diferentes hotéis para que os clientes possam escolher. O espaço desses intermediários se torna o local ideal para encontrar as ofertas de vários hotéis (já falamos por aqui que o inventário é rei e deve ser de suma importância nos processos).

Para entender melhor, é mais ou menos assim que funciona a distribuição hoteleira:

Clientes  ⇆ Agências  ⇆ Operadoras  ⇆ Channel Manager⇆ Hotéis

Mas, claro que nesses processos existem alguns problemas. E é aqui que queremos destacar alguns pontos:

Um custo alto

O primeiro ponto é o custo desse processo para os hotéis e clientes. Não queremos aqui criticar a forma de faturar das intermediadoras; afinal, o lucro precisa de vir de algum lugar. Mas existem empresas que cobram de hotéis até 28% do valor da diária ou uma taxa fixa de até 8 dólares (quase R$45!!!), e há também o custo do channel manager que fez a distribuição.

É um custo alto para hotéis, principalmente aqueles de atuação familiar e/ou de menor porte que possuem quartos baratos e dependem de todo o faturamento possível para manter a operação funcionando (já falamos aqui, na nossa opinião, a hotelaria é o elo mais frágil da cadeia).

Quando somamos o custo de mais funcionários com as taxas, fica inviável para muitos hotéis, principalmente os familiares, manterem seus quartos nas prateleiras desses “marketplaces”.

Poder de barganha

Falando em custos, aqui cabe outro ponto interessante: grandes redes têm o poder de negociar seus milhares quartos e conseguir menores taxas, podendo aparecer em mais prateleiras e conseguir melhores faturamentos por quarto vendido, embora, atualmente essencialmente 89% das vendas online de hotel no mundo estejam concentrados em dois players: Booking e Expedia.

Portanto, não há tanta oportunidade de poder de barganha com players tão grandes.

Agora, se está ruim para grandes redes, imagina para os pequenos! Os pequenos negócios ficam dependentes do preço cheio, com poucas margens de negociação, e muitas vezes optam por não disponibilizar seu conteúdo online em OTAs e operadoras, simplesmente, porque a conta não fecha.

O pequeno hotel fica fora do jogo da distribuição

Como os custos de distribuição em geral são proibitivos para os pequenos hotéis, acontece que estes hotéis não se encontram disponíveis para venda online. Com isso, acabam optando pela venda direta, utilizando processos manuais complexos, com excesso de trabalho manual, trocas infindáveis de e-mail, depósitos bancários e notas fiscais físicas.

Logo, temos milhares de pequenos hotéis no Brasil, que não disponibilizam seu inventário em lugar nenhum, pois os custos de conectividade são proibitivos, é um cenário mais ou menos como desenho abaixo:

A solução? Belchior: nosso próprio sistema de distribuição

Vendo esses problemas e com a vontade de oferecer o maior sortimento de hotéis do país, criamos o Belchior. Ele é um sistema de distribuição de hotéis, 100% online, próprio e interno da Onfly, com mais de 1500 hotéis, plugados diretamente à nossa plataforma e nenhuma outra mais. 

distribuição de hotéis
Belchior dá acesso a centenas de hotéis que antes não estavam disponíveis

E, para o sistema existir, entendemos que precisávamos acabar com os dois principais problemas da distribuição: Custos e Pagamento! E conseguimos!

Além disso, o sistema precisava existir, pois possuíamos demandas específicas de empresas para hospedagens em lugares onde não existiam hotéis online, mas fisicamente eles estavam lá.

Ou seja, as empresas já faziam as reservas por telefone, por e-mail, fazem depósito bancário/ted e depois ficavam pedindo nota fiscal, um pandemônio de processos e ineficiência.

Então, vamos lá para entender um pouco mais sobre o Belchior.

Como funciona o sistema Belchior?

Começamos com o sistema Belchior carregando os diretórios e acordos de cada cliente possibilitando que utilizem hotéis já conhecidos e de confiança que estão acostumados. Com estes hotéis iniciais, começamos a buscar outras opções nas cidades por todo o Brasil. E hoje temos mais de mil hotéis cadastrados, dos quais, grande parte estão disponíveis online só com a gente!

Com isso, surge a possibilidade de oferecer hotéis em regiões mais afastadas, com condições de tarifas bem atrativas, já que não cobramos taxas para o hotel.

E aproveitando, trouxemos por aqui um pouco mais sobre como funciona nosso processo de inclusão destes hotéis.

Identificação do hotel

Bem, o primeiro passo é achar os hotéis. E, como contei, algumas empresas precisam de hospedagem em lugares menores e/ou mais distantes, onde existem hotéis já utilizados de costume, mas que não estão online. 

Quando essa empresa entra para a Onfly, precisamos disponibilizar esses hotéis para que todas as compras e viagens estejam dentro da plataforma. Por isso, as empresas nos contam quais são esses hotéis, compartilham os acordos de tarifas e, com isso, conseguem o acesso dentro da plataforma.

Além de encontrar hotéis pelos clientes, também pesquisamos. Se uma empresa precisa de uma hospedagem numa cidade sem hotéis, pesquisamos e caçamos (na raça) algum hotel para o cliente (e para incluir esse hotel em nosso diretório).

Daí, é só fazer contato com o hotel.

Contato com hotel

O contato com o hotel é feito para oferecer a possibilidade de estar na Onfly. E precisamos de poucas coisas para tal: contatos, conhecimento das amenidades que existem lá, CPNJ e preços de quartos. O resto, nós fazemos aqui. 

E nesse contato, exibimos o melhor do Belchior: pagamos com antecedência a estadia, sem cobrar taxas, com o menor custo de distribuição e sem precisar de um funcionário dedicado a essas integrações, pois entramos em contato só com quem realiza as reservas e o financeiro.

(Inclusive, cabe aqui um tópico extra: hotéis familiares são maioria no Brasil e eles funcionam, no geral, como dá. É um dos ossos do ofício do turismo ligar para um hotel e não ter ninguém lá, ou o contato ser feito pelo número do restaurante que o dono do hotel também possui. Daria para fazer um livro com tudo que ocorre nesses meios de hospedagem).

Benefícios para os hotéis

E para ficar mais claro o por que do Belchior na Onfly, vamos começar mostrando os benefícios para os hotéis:

Distribuição

Como explicado, damos acesso para o hotel para mais de 1500 empresas clientes da Onfly, logo, eles recebem mais reservas e aumenta seu faturamento. O ponto interessante aqui é: não criamos uma dependência com o hotel. E explicamos a seguir:

Acordo com empresas

A dependência de hóspedes conosco é bem menor aqui. Isso acontece porque muitos hotéis vêm devido a acordos prévios hotel-empresa. Os clientes que já frequentavam lá continuam frequentando, já que acordaram tarifas menores e gostam do serviço prestado.

O benefício aqui é de duas vias: as empresas clientes nossos acessam seus acordos nesses hotéis, de forma totalmente online e podem, até mesmo, encontrar outros próximos com tarifas melhores ou com quartos disponíveis.

Os hotéis mantêm seus acordos e clientes e ainda são exibidos para outras empresas, tendo a chance de conseguir mais hóspedes.

E caso clientes ou hotéis queiram sair da Onfly, eles, entre si, não perdem os vínculos: os acordos continuam e os clientes frequentes não deixam de existir. Mesmo com a perda da plataforma aqui no nosso sistema, os hóspedes que não vierem mais não causam tanto impacto assim nos números do hotel.

É uma relação totalmente “ganha-ganha”.

Sem custos

E o melhor de tudo é que não posso deixar de reforçar: não existem custos para o hotel. Isso mesmo, zero, nada, nem um tiquinho. E não tem mais o que dizer.

Benefícios para as empresas

Mais barato

Bem, antes de tudo, se os acordos com os hotéis estão lá, o preço já é acordado e sem surpresas caso exista muita flutuação. E se não são cobrados os 23% ou 30 reais por reserva, o hotel não passa isso para a tarifa e custa menos para a empresa.

Menor custo para a empresa.

Mais fácil e sem preocupações

Se as empresas são clientes nossos, o benefício vem com todos os outros da Onfly: é tudo aqui com a gente.

A empresa reserva o hotel dentro da Onfly, liberando o gestor de viagens de ligar lá, pagar, pedir nota. Se você tiver algum problema, você tem o suporte 24 horas da Onfly. E por aí vai.

Sem preocupações e muito mais fácil (como todas as viagens feitas com a Onfly, modéstia a parte).

Benefícios para a Onfly

E ai, para terminar, você me pergunta: qual o benefício para a Onfly de criar uma plataforma do zero, ter pessoas dedicadas a manter isso e, no final, sem faturamento com isso?

Bem, com o Belchior ganhamos indiretamente. Somos a única empresa do Brasil com centenas e centenas de hotéis independentes em uma plataforma própria, que agrega ainda mais valor para as viagens corporativas com o acesso a estes hotéis. 

Resumindo um pouco a relação “ganha-ganha”

O Belchior gera uma série de benefícios para as empresas, simplificando o processo e tornando mais eficaz. Se a reserva com dezenas de contatos por e-mail e telefone, além de nota fiscal, demorava 2 horas para ser feita, agora pode ser solucionada em poucos minutos, através do fluxo de reservas do sistema Belchior.

Gostou do sistema Belchior?

Conseguimos ligar empresas aos hotéis, com o menor custo possível para ambos, com risco reduzido, gerando valor para as duas pontas.

Para os hotéis, uma opção inteligente de distribuir online no corporativo sem gastar tudos na distribuição, para os clientes, uma economia média de 2 horas por reserva, sem e-mail, sem nota fiscal, sem telefone, sem pagamento reserva-a-reserva, dentro de uma política de viagem pré-definida, com todas as aprovações realizadas.

É o que acreditamos aqui na Onfly, relação “ganha-ganha”. Ganha hotel, ganha o cliente, e ganha a Onfly.

Se você é de um hotel e quer aparecer online com a gente, entre em contato e vamos conversar. Se você é de uma empresa e quer aproveitar dos benefícios desse sistema de distribuição, converse com um de nossos especialista para simplificar suas viagens!

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Arthur Fortes
Arthur Fortes

Arthur faz parte do time da Onfly. Ele é Turismólogo com ênfase em Marketing pela UFMG. Para conversar com ele, envie um e-mail para [email protected].

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