Azul é a companhia aérea mais pontual do mundo em 2022; Latam é a quarta

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Tem brasileira no pódio das companhias aéreas mais pontuais do mundo. A Azul Airlines foi nomeada líder global em desempenho de pontualidade em 2022 pela Cirium, empresa global em análise de aviação, no Cirium 2022 On-Time Performance Review. Quem também figura no ranking é a chileno-brasileira Latam Airlines. 

Na primeira posição, a Azul teve um ótimo desempenho na pontualidade dos seus voos, seguido por All Nippon Airways (ANA) e Japan Airlines (JAL). É considerado que um voo pontual é aquele que chega dentro de 15 minutos da chegada programada ao portão. A Azul alcançou 88,93% de chegadas no horário previsto no ano passado. 

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Para chegar no ranking, a Cirium coletou uma série de dados e fontes de informações de voo em tempo real. O que inclui as próprias companhias aéreas, aeroportos, sistemas de distribuição global, dados posicionais, autoridades da aviação civil, provedores de serviços de navegação aérea, parcerias de dados proprietários e a Internet.

A Latam Airlines, outra empresa brasileira que figura no ranking global, aparece na quarta posição com 86,31% de pontualidade. Os vencedores continentais foram Delta Air Lines na América do Norte, Thai AirAsia para a Ásia-Pacífico, Oman Air para o Oriente Médio e África, Azul na América Latina e Iberia na Europa. 

Confira o ranking completo abaixo:

CIA aéreaClassificação Pontuação (%)Total de voos
(AD) Azul188,93%279.722
(NH) ANA288,61%162.370
(JL) JAL388,00%165.981
(LA) LATAM Airlines486,31%451.651
(DL) Delta Air Lines583,63%1.004.684
(AV) SA AVIANCA683,48%144.525
(EK) Emirados781,30%137.589
(UA) United Airlines880,46%789.200
(QR) Qatar Airways978,32%152.377
(AA) American Airlines1078,29%1.076.100

Contexto global de viagens em 2022

É importante destacar que, no ano passado, Europa e América do Norte sofreram dentro do seu ambiente operacional em um verdadeiro caos aéreo, com atrasos, interrupções, falta de mão de obra e desafios de recursos.

pandemia causou uma grande evasão e demissão de funcionários em companhias aéreas de todo o mundo, devido às leis de isolamento social, fechamento de fronteiras e restrições de deslocamentos nos fluxos aéreos.

Com a diminuição das viagens, muitos trabalhadores passaram pela redução salarial e da jornada de trabalho, o que resultou numa decrescente no quadro de funcionários das empresas. Além disso, algumas companhias e empresas aéreas passaram por intervenções estatais e processos de recuperação judicial para que pudessem sobreviver e superar os efeitos da pandemia.

A questão por lá é que, com a retomada das viagens corporativas e domésticas, o quadro de funcionários não acompanhou a volta gradual dos viajantes dentro dos aeroportos e aeronaves. Além das novas variantes e novos casos da Covid 19, principalmente nos países asiáticos.

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José Alberto Rodrigues
José Alberto Rodrigues

Olá! Me chamo José Alberto Rodrigues. Sou jornalista e pós-graduado em Comunicação e Marketing. Sou o Analista de Conteúdo na Onfly e nos últimos meses venho me dedicando a entender como funciona o mercado de viagens corporativas e como otimizar os custos de viagens das empresas. Para falar comigo, é só mandar um e-mail para jose@onfly.com.br