Tem brasileira no pódio das companhias aéreas mais pontuais do mundo. A Azul Airlines foi nomeada líder global em desempenho de pontualidade em 2022 pela Cirium, empresa global em análise de aviação, no Cirium 2022 On-Time Performance Review. Quem também figura no ranking é a chileno-brasileira Latam Airlines.
Na primeira posição, a Azul teve um ótimo desempenho na pontualidade dos seus voos, seguido por All Nippon Airways (ANA) e Japan Airlines (JAL). É considerado que um voo pontual é aquele que chega dentro de 15 minutos da chegada programada ao portão. A Azul alcançou 88,93% de chegadas no horário previsto no ano passado.

Para chegar no ranking, a Cirium coletou uma série de dados e fontes de informações de voo em tempo real. O que inclui as próprias companhias aéreas, aeroportos, sistemas de distribuição global, dados posicionais, autoridades da aviação civil, provedores de serviços de navegação aérea, parcerias de dados proprietários e a Internet.
A Latam Airlines, outra empresa brasileira que figura no ranking global, aparece na quarta posição com 86,31% de pontualidade. Os vencedores continentais foram Delta Air Lines na América do Norte, Thai AirAsia para a Ásia-Pacífico, Oman Air para o Oriente Médio e África, Azul na América Latina e Iberia na Europa.
Confira o ranking completo abaixo:
CIA aérea | Classificação | Pontuação (%) | Total de voos |
(AD) Azul | 1 | 88,93% | 279.722 |
(NH) ANA | 2 | 88,61% | 162.370 |
(JL) JAL | 3 | 88,00% | 165.981 |
(LA) LATAM Airlines | 4 | 86,31% | 451.651 |
(DL) Delta Air Lines | 5 | 83,63% | 1.004.684 |
(AV) SA AVIANCA | 6 | 83,48% | 144.525 |
(EK) Emirados | 7 | 81,30% | 137.589 |
(UA) United Airlines | 8 | 80,46% | 789.200 |
(QR) Qatar Airways | 9 | 78,32% | 152.377 |
(AA) American Airlines | 10 | 78,29% | 1.076.100 |
Contexto global de viagens em 2022
É importante destacar que, no ano passado, Europa e América do Norte sofreram dentro do seu ambiente operacional em um verdadeiro caos aéreo, com atrasos, interrupções, falta de mão de obra e desafios de recursos.
A pandemia causou uma grande evasão e demissão de funcionários em companhias aéreas de todo o mundo, devido às leis de isolamento social, fechamento de fronteiras e restrições de deslocamentos nos fluxos aéreos.
Com a diminuição das viagens, muitos trabalhadores passaram pela redução salarial e da jornada de trabalho, o que resultou numa decrescente no quadro de funcionários das empresas. Além disso, algumas companhias e empresas aéreas passaram por intervenções estatais e processos de recuperação judicial para que pudessem sobreviver e superar os efeitos da pandemia.
A questão por lá é que, com a retomada das viagens corporativas e domésticas, o quadro de funcionários não acompanhou a volta gradual dos viajantes dentro dos aeroportos e aeronaves. Além das novas variantes e novos casos da Covid 19, principalmente nos países asiáticos.