A Expedia, um dos líderes globais do setor de turismo, com aproximadamente U$ 107B em reservas realizadas no ano de 2019, que atua no segmento de OTAs, com marcas como Expediaa TAAP e Hotels.com e no setor corporativo com o a Egencia, fez uma pesquisa recentemente nos EUA que mostra como a Covid-19 alterou os padrões dos viajantes e o papel da OTA na retomada.
Vamos deixar claro, que com quase 90% das suas receitas provenientes de OTA, a Expedia tem um claro viés de confirmação, portanto, é bom avaliar com parcimônia, o relatório completo que pode ser lido aqui.
Outro ponto importante, é que a pesquisa representa o cenário e os hábitos da população norte americana, segundo apurado na metodologia, foram entrevistados 1900 viajantes norte americanos que realizaram uma viajem entre novembro de 2019 e fevereiro de 2020.
De todo modo, é claro que a Covid-19 está criando novos hábitos digitais na população, e seria de certo modo, até pretensão do setor, achar que só o turismo não seria “impactado” com estes novos hábitos.
Vamos aos principais highlights da pesquisa:
Preferências dos viajantes
- Viajantes possuem 57% mais probabilidade de comprar através de uma OTA agora do que antes da Covid-19;
- Mais de 2 terços dos viajantes disseram que o valor é o mais importante fator em uma decisão de reserva;
- Dois de três viajantes usam OTAs para planejar ou pesquisar sua viagem;
Comportamento dos viajantes
- Viajantes domésticos que realizam suas viagens através das OTAs gastam 16% mais por viagem e 5% mais no hotel dos que viajam diretamente;
- Viajantes domésticos que realizam suas viagens através das OTAs ficam em média 5 noites no destino, contra 4 noites de quem reserva direto;
- Viajantes domésticos são bons para a comunidade, gastam 12% mais em refeições e bebidas, 6% mais em atividades e 27% mais em aluguel de carros;
OTAs são responsáveis por 25% da receita do turismo dos EUA
Em 2019, OTAs contribuíram com $278B, ou aproximadamente 25% de $1,1T do setor de turismo dos EUA, antes da Covid-19, a indústria de turismo norte-americana era responsável por contratar um empregado a cada 15 empregos.
Retomada das viagens a trabalho
Ainda sobre a retomada das viagens a trabalho, de acordo com pesquisa realizada pela Egencia, braço de vendas corporativas da Expedia, 9 entre 10 empresas acredita que a força de trabalho irá voltar a viajar normalmente apenas em janeiro de 2021, e que uma interessante tendência que surgiu da Covid-19 é a “flexcation“, uma extensão de viagem que proporciona benefícios de feriado e práticas de trabalho remoto. 4 de 10 viajantes responderam que gostaram deste tipo de viagem.
Top razões dos viajantes escolherem OTA
- 69% dos viajantes acreditam que pegam as melhores tarifas;
- 40% responderam que pegam os melhores quartos;
- 35% optam por pesquisar vários conteúdos em apenas um lugar;
E aí, concordam? Acha que o cenário brasileiro o comportamento é parecido, ou a importância das OTAs é algo exclusivamente da população norte-americana?