As 10 empresas de turismo mais inovadoras, segundo a Fast Company

Veja nesse artigo as 10 empresas de turismo mais inovadoras, segundo dados levantados pela Fast Company.
black november onfly

A indústria do turismo é uma das mais inovadoras do mundo. Afinal, as empresas de turismo precisam se adaptar tanto a novas demandas do mercado, quanto dos próprios clientes.

Hoje em dia, por exemplo, os viajantes, inclusive os corporativos, querem processos mais ágeis e simples —tornando as viagens mais tranquilas. Essa é uma necessidade que exige inovação para não ficar para trás.

Um dos grandes momentos de inovação desse setor aconteceu durante a pandemia da Covid-19 e também no período de flexibilização. Neste cenário, diversas empresas repensaram seus processos internos e conseguiram se transformar completamente para atender às novas necessidades dos viajantes.

Pensando nisso, confira nesse artigo as 10 empresas de turismo mais inovadoras de 2023, segundo dados levantados pela Fast Company, e os motivos que levaram as empresas a serem reconhecidas como tal.

Airbnb

Em primeiro lugar na lista de empresas de turismo mais inovadoras está o Airbnb. O motivo, segundo a Fast Company, é que a empresa superou as expectativas e aprimorou a sua plataforma em vários pontos essenciais.

Em maio de 2022, o Airbnb revelou sua maior mudança em uma década: uma forma totalmente nova de pesquisar acomodações por categoria. O motivo foi bem simples: a alteração aconteceu em resposta a uma mudança fundamental criada pelo trabalho remoto e híbrido, com os hóspedes viajando mais longe e ficando mais tempo.

No mesmo mês, o Airbnb também expandiu seu produto de seguro, chamado de AirCover, para cobrir os hóspedes, com garantia de reserva, garantia de check-in, garantia de receber o que reservou e uma linha de segurança 24 horas. Para hosts, o AirCover oferece proteção contra danos de até US$ 3 milhões.

Já em novembro, o Airbnb melhorou o sistema de integração de novos anfitriões, tornando mais fácil para divulgarem seu lugar online, desde o suporte especializado até um Superhost experiente que pode aconselhá-los. Para se ter uma ideia do impacto, os hosts dos EUA agora podem receber o pagamento em 30 minutos!

Também chamou a atenção que o Airbnb.org — sem fins lucrativos, ofereceu moradia temporária gratuita para até 100 mil refugiados ucranianos e antes mesmo do final do ano, já havia superado esse número.

Airbnb ganha título dentre empresas mais inovadoras
Airbnb conquistou primeiro lugar de empresas de turismo mais inovadoras. Foto: Chesnot/Getty Images

Capital One

A Capital One vem em segundo lugar na lista de empresas de turismo mais inovadoras. Ela lançou seu novo cartão de crédito de luxo, o Venture X (que faz parte de um plano a longo prazo para atrair clientes que gastam mais) em 2021.

O cartão incluiu incentivos, como bônus de inscrição. Mas, o foco, por sua vez, se manteve principalmente na experiência do cliente, criando um novo portal de viagens que facilita o resgate de pontos e a reserva de viagens.

Através das alterações da Capital One Travel, é possível haver previsões de tarifas, alerta de preços e um sistema de sobre crédito de viagem, se a tarifa cair dentro de 10 dias após a compra. O principal lounge da Capital One, localizado no aeroporto DFW desde 2022, também repensa o conceito tradicional: atende viajantes com longas escalas, até mesmo com espaço de exercícios, lugar para banho e para sonecas!

A ideia é instalar lounges como estes em Denver, Las Vegas e Los Angeles, além de um Premier Collection de hotéis e resorts de luxo — onde os membros do cartão obtêm upgrades automáticos, como café da manhã de cortesia, créditos de resort e Wi-Fi gratuito.

Canary Technologies

A Canary Technologies tem ajudado os hotéis e resorts a operarem com mais tranquilidade graças às soluções tecnológicas que melhoram a eficiência da equipe e a comunicação com os hóspedes. A empresa agora oferece suporte a mais de 20 mil hoteleiros.

No ano passado, a Canary adicionou uma série de serviços ao seu sistema de gerenciamento de hóspedes e isso, com certeza, ajudou a se consolidar como uma das empresas de turismo mais inovadoras.

Uma das principais mudanças, conforme a Fast Company, é o check-in sem contato e que não exige aplicativo nativo dos hotéis (apps que são, por sua natureza, impopulares, com menos de 10% de taxa de adesão). Ele pode ser usado no próprio navegador.

A Canary também aprimorou as opções de mensagens para os hóspedes, para que os profissionais do hotel possam se comunicar facilmente com os hóspedes via SMS ou WhatsApp. Também implementou QR codes para as gorjetas aos funcionários em moedas locais sem precisar de dinheiro. Isso aumentou em até cinco vezes o total de gorjetas, refletindo em mais retenção dos funcionários.

Outdoorsy

A Outdoorsy atua no mercado de aluguel de trailers há oito anos e registrou um aumento expressivo no interesse em viagens de trailers durante a pandemia. Recentemente, atingiu o marco de US$ 2 bilhões em transações, mas isso se deve principalmente a Roamly, que é o braço de seguros da empresa.

O produto foi lançado em 2021 e ampliado ao longo de 2022, o Roamly é uma nova categoria de seguro específica para recreational vehicle (RV), veículos com necessidades únicas para a segurança na estrada.

Se destaca que a Outdoorsy incluiu a cobertura de cancelamento de viagem para doença e reembolso se a viagem for interrompida por doença ou hospitalização; além de cobertura para animais de estimação. Isso vale tanto para usuários de aluguel quanto para proprietários de trailers em geral.

Ao mesmo tempo, a empresa investiu em uma coleção de acampamentos de trailers estrategicamente próximos aos parques nacionais, até mesmo com estações de carregamento rápido de veículos elétricos.

Discover Puerto Rico

A Discover Puerto Rico inovou em uma campanha publicitária e deu tchau aquela visão tradicional do Caribe com oceanos, praias e clima quente. Em vez disso, a ação de marketing se concentrou no povo e na cultura da ilha.

O resultado foi o Live Boricua, uma campanha baseada no nome original de Porto Rico, dado pelos indígenas Taínos que habitavam a ilha bem antes da chegada dos espanhóis. Três mulheres nativas dirigiram e fotografaram a campanha, além de contar com porto-riquenhos para todos os aspectos da produção.

Com essa visão diferente e bem mais envolvida com a cultura local, a receita total de hospedagem aumentou 56% em relação a 2021 e as tarifas de hotel também foram 57% mais altas.

Discover Puerto Rico
Discover Puerto Rico dentre ações mais inovadoras em 2023. Foto: Reprodução/Discover Puerto Rico

Atlas Obscura

Enquanto outras empresas de viagens encolheram durante a pandemia, a Atlas Obscura expandiu seus negócios. Nos últimos anos, a empresa cresceu de um site de viagens para um hub multimídia com podcasts, aulas online, livro e visitas guiadas.

Tudo isso para inspirar e educar as pessoas sobre o mundo, destacando seus lugares únicos. O resultado é o destaque da Atlas Obscura dentre as empresas mais inovadoras.

A empresa vendeu o dobro de viagens de pequenos grupos para mais de 60 destinos do que antes da pandemia, aumentando sua receita de 9 milhões para 20 milhões de dólares. Além disso, seu podcast diário conquistou o primeiro lugar na seção de viagens da Apple, com milhões de ouvintes mensais.

Assim como outras empresas inovadoras, a Atlas Obscura se comprometeu a investir em guias locais nas viagens para garantir que os residentes contem as histórias de cada destino.

Taos Ski Valley

Nos últimos anos, a Taos investiu US$ 300 milhões em uma série de projetos, incluindo energia solar e veículos elétricos para a Taosé, que é uma estação de esqui muito popular localizada no Novo México. A empresa firmou uma parceria com a concessionária de energia elétrica local para desenvolver uma infraestrutura que permite que os teleféricos, gôndolas e outros equipamentos do resort operem com 100% de energia solar.

Além de outras mudanças, como veículos de neve mais eficientes, o resort recebeu a certificação de zero emissão de carbono, a Carbon Neutral em 2022 da Climate Impact Partners. Com esses esforços, a Taos influenciou os principais fornecedores e fabricantes da indústria de esqui a se tornarem mais sustentáveis.

Além dos impactos ambientais, a receita da Taos aumentou 58% de 2019 a 2022, e a receita de todo o resort cresceu 42,3% de 2019 a 2022.

Delta Air Lines

Imagine uma tela no aeroporto capaz de mostrar informações exclusivas para cada viajante? Foi exatamente isso que a Delta Air Lines colocou em prática em 2022. A empresa inovou lançando uma experiência de realidade paralela para seus clientes no Aeroporto Metropolitano de Detroit.

Ao longo de 10 anos, a empresa quer investir cerca de 12 bilhões de dólares para personalizar suas operações em todo o mundo. A ação, desta vez, foi uma parceria com a Misapplied Sciences, e é composta por uma única tela capaz de apresentar roteiros exclusivos e informações de orientação para até 100 viajantes.

Com cartão de embarque, a tecnologia utiliza pixels que direcionam luzes de cores diferentes para zonas de visualização específicas. Na prática, isso permite que várias pessoas olhem para a mesma tela, mas vejam conteúdo personalizado, como números do portão ou do carrossel de bagagem.

Essa tecnologia atende a mais de mil clientes por dia, e as pesquisas mostraram que os clientes que interagem com os monitores ficam mais felizes e menos estressados.

Delta Air Lines com ações inovadoras
Ação tecnológica da Delta Air Lines, uma das empresas de turismo mais inovadoras. Foto: Reprodução/Bridge Michigan

Kindred

A Kindred está modernizando o modelo de negócios de troca de casas (válido principalmente para trabalhadores remotos e nômades digitais), criando uma rede exclusiva para proprietários e locatários com 100 mil dólares em seguros.

O grande diferencial é que a empresa envia aos anfitriões uma caixa com itens essenciais, como lençóis, toalhas e cofres, para padronizar a experiência, além de organizar serviços de limpeza antes e depois das estadias.

Nos primeiros três meses da plataforma, os membros reservaram 1.500 noites e mais de 7.000 pessoas entraram na lista de espera. Os estudos mostram que os membros da Kindred economizam uma média de US$ 1.600 em acomodações para uma semana e em 2023, a empresa planeja expandir para outros destinos nos Estados Unidos

Fora

Fechando a lista das empresas de turismo mais inovadoras, está Fora, lançada em agosto de 2021. Esse é um novo tipo de agência de viagens projetada para empreendedores e profissionais de viagens.

A empresa adota uma abordagem comunitária unindo consultores de viagens aos viajantes, de forma proativa. Ao longo do último ano, a empresa melhorou sua plataforma de tecnologia e facilitou o contato dos agentes com outros consultores, o acesso a ferramentas de gestão e de reserva e a troca em fóruns na Internet.

São mais de 850 agentes (e uma lista de espera de mais de 50 mil pessoas) que já reservaram mais de 15 mil viagens!

E você, concorda com a lista das empresas de turismo mais inovadoras?

O mercado de viagens demanda inovação, assim como as atualizações constantes na Onfly! Compartilhe sua opinião com a gente pelo LinkedIn e não se esqueça de assinar nossa newsletter para ficar por dentro do mundo do turismo e das viagens!

newsletter
Compartilhe esse conteúdo
Elaine Maciel
Elaine Maciel

Elaine é comunicóloga pela UFSJ e embarcou no desafio de fazer parte do time de comunicação e marketing da Onfly como Analista de Conteúdo. Para conversar com ela, basta enviar um e-mail para elaine.maciel@onfly.com.br!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *